anuncio-farmacia-sobreda
21 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Dia aberto da FCT no Monte da Caparica recebeu estudantes de todo o país

Faculdade mostrou o leque educativo a estudantes, professores e encarregados de educação, através de demonstrações interativas.

 

Mais de 5500 alunos de todo o país deslocaram-se a Almada para participarem na 14ª edição da Expo da Faculdade de Ciências e Tecnologias, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu esta quarta-feira, dia 27 de abril. Foram mais de 150 atividades e demonstrações, que incluíram Realidade Aumentada, micro-robôs e até lasers em ação. 

O evento realizou-se no campus da Universidade, situado no Monte da Caparica, numa iniciativa com o objetivo de mostrar toda a oferta educativa aos alunos, assim como a professores e encarregados de educação. 

A dia aberto regressou este ano ao modo presencial, depois do evento online realizado no ano passado. “O online abre outras possibilidades e outras competências’’, afirmou João Mouro, do departamento de E-learning da FCT. “Mas assistir às demonstrações pessoalmente tem outro impacto. Eu fiz todo o meu percurso aqui, de aluno a colaborador, sei que a faculdade procura os melhores, para isso estas iniciativas são necessárias’’, disse ao ALMADENSE.

- PUBLICIDADE -

 

expo-fct-nova

 

O departamento de E-learning teve várias demonstrações ao longo do dia, incluindo uma sobre Realidade Virtual e Realidade Aumentada. João Marques, aluno do 12º ano, mostrou-se cativado pelas demonstrações. “Gosto deste tipo de experiências, estou a pensar em seguir Medicina, mas também gosto destas áreas, de programação e de jogos”, comentou.

Iniciativas como a Expo são consideradas importantes porque permitem aos mesmos descobrirem outras ofertas educativas, além das mais conhecidas: “As escolas pouco ajudam e há pouca informação online, a procura não tem sucesso”, afirmou ao ALMADENSE Vasco Montenegro, aluno no primeiro ano de mestrado em Conservação e Restauro. 

“No meu caso, conheci o curso uma semana antes de me inscrever. Se tivesse vindo à Expo teria decidido mais cedo, sem ter de andar tão confuso”. Casos como o de Vasco retratam a necessidade de informar melhor os alunos do secundário sobre as opções que têm à sua escolha. 

O agora aluno da FCT NOVA mostra-se feliz com a escolha. “Ainda bem que escolhi o curso certo, agora faço o que gosto e numa profissão com importância”, tendo sido convidado a expor na Expo deste ano. O projeto do jovem estudante é um dos que integram várias exposições do evento. Consiste num conjunto de análises feitas a uma obra destruída do pintor Armando Matos Simões, tendo como propósito descobrir o que pode ser preservado, restaurado e de que forma.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Esta preocupação e indecisão é um fator cada vez mais relevante no percurso escolar dos alunos. “Cada vez mais acho que muita gente está perdida no secundário. Estas visitas dão-nos alguma ideia’’, disse Ana Margarida, aluna no 11º ano na área de Ciências e Tecnologias.

A colega de turma, Carolina, partilha a opinião. “Era bom que tivéssemos mais eventos destes ao longo do próximo ano, são importantes para decidirmos para que faculdade queremos ir”, afirmou. 

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/universidade-nova-lanca-concurso-para-residencia-com-550-camas-no-campus-da-caparica/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE
cinema-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
fct-cientista

Artigos Relacionados

Almada Green Market regressa ao Parque da Paz com foco na alimentação saudável e sustentável

Neste final de agosto, a nova edição do mercado sustentável convida os visitantes a...

Autárquicas 2025: Conheça os candidatos à Junta de Freguesia de Caparica e Trafaria

Corrida autárquica está lançada na Caparica e Trafaria, onde a atual presidente vai procurar...

Moradores contestam entrada do metro na Costa da Caparica: “é preciso bom senso”

Petição contra o traçado do metro já recolheu mais de mil assinaturas até ao...

Autárquicas 2025: apresentados os candidatos à União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó

Caras novas disputam a presidência da união de freguesias, a única atualmente nas mãos...