11.2 C
Almada

Transtejo prolonga suspensão do transporte fluvial na Trafaria

Mantém-se em funcionamento apenas o transporte de passageiros entre Porto Brandão (Almada) e Belém (Lisboa).

 

A Transtejo anunciou um novo prolongamento da suspensão do serviço fluvial na Trafaria, apontando como justificação o adiamento da conclusão das obras de requalificação do terminal fluvial da Trafaria.

“Por motivo de condições de mar adversas, que condicionam a conclusão dos trabalhos técnicos no pontão de embarque/desembarque da Estação da Trafaria, esta ligação fluvial realiza-se, apenas, entre Porto Brandão e Belém”, indicou a transportadora no seu site oficial, sem avançar com uma data para a retoma total do serviço.

Como consequência, a ligação fluvial vai continuar, por enquanto, limitada ao percurso entre Porto Brandão e Belém, apenas para passageiros.

- PUBLICIDADE -

Mantém-se, assim, a suspensão do transporte de veículos. A exceção, indica a Transtejo, são as categorias de veículos Classe A (motorizadas), Classe B (triciclos e motos) e ambulâncias, que poderão ser transportados a bordo do ferry designado para o serviço.

No que diz respeito ao transporte de passageiros, funciona de acordo com horários especiais, que podem ser consultados no site da Transtejo. 

Recorde-se que a travessia fluvial entre a Trafaria e o Porto Brandão se encontra suspensa há quase três meses (desde dia 24 de agosto), devido às obras de requalificação do pontão fluvial da Trafaria. Incialmente, a Transtejo avançou que a suspensão da travessia se iria prolongar durante dois meses — até 22 de outubro. No entanto, a operação tem sofrido sucessivos adiamentos.

 

Alternativa de transporte

Para minimizar o impacto desta alteração de serviço na mobilidade dos/as passageiros/as, foi implementada uma rede de transportes alternativos. Está disponível um transfer rodoviário da TTSL entre Trafaria e Porto Brandão, com partidas da Trafaria 30 minutos antes de cada carreira fluvial Porto Brandão — Belém, e saídas de Porto Brandão com destino à Trafaria logo após o desembarque das carreiras fluviais Belém — Porto Brandão. Este transfer tem capacidade para 50 passageiros e permite o transporte de até quatro bicicletas.

Adicionalmente, o serviço regular da Carris Metropolitana continua a operar através das linhas 3034 e 3038. Outra opção para os passageiros, indica a Transtejo, é a ligação fluvial entre Cacilhas e Cais do Sodré, onde os títulos de transporte válidos para a ligação Trafaria também são aceites.

Comboios da Fertagus para Setúbal passam a circular de 20 em 20 minutos

- PUBLICIDADE -

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Passe Navegante mantém preço em 2026

Em municípios como Almada, o passe Navegante continua disponível em duas modalidades: o Navegante...

Transtejo alvo de buscas da PJ por suspeitas de fraude e irregularidades na contratação pública

Em causa está uma investigação relacionada com alegadas irregularidades na obtenção de apoios comunitários...

Plenário interrompe ligações fluviais da Transtejo na tarde de terça-feira, 9 de dezembro

Interrupções previstas entre as 13h15 e as 18h15 motivadas por protesto sindical antes da greve nacional de 11 de dezembro