Transtejo mantém apenas o transporte de passageiros entre Porto Brandão (Almada) e Belém (Lisboa).
A população da Trafaria vai continuar sem ligação fluvial a Lisboa pelo menos até ao próximo dia 17 de novembro, informou a Transtejo no seu site oficial. “Por motivo de prolongamento dos trabalhos técnicos nos pontões de embarque/desembarque das Estações da Trafaria e de Porto Brandão, esta ligação fluvial realiza-se, apenas, entre Porto Brandão e Belém”, lê-se numa nota publicada pela operadora.
Recorde-se que a travessia fluvial entre a Trafaria e o Porto Brandão se encontra suspensa há dois meses (desde dia 24 de agosto), devido às obras de requalificação do terminal fluvial da Trafaria. Na altura, a Transtejo previa que a suspensão da travessia se iria prolongar durante dois meses — até 22 de outubro. No entanto, a transportadora fluvial vem agora informar que a Trafaria vai continuar sem barcos pelo menos mais um mês.
Neste período, mantém-se apenas em funcionamento o transporte fluvial de passageiros entre Porto Brandão (em Almada) e Belém (em Lisboa). “O serviço de transporte de veículos mantém-se suspenso”, indica a Transtejo, que acrescenta que a exceção é feita para “os veículos Classe A (motorizadas), Classe B (triciclos e motos) e ambulâncias, que podem ser transportados no navio ferry ao serviço”.
O serviço de transporte de passageiros é realizado de acordo com os atuais horários especiais, que podem ser consultados nesta página.
Durante a suspensão do serviço, mantém-se também o serviço de transporte alternativo: um transfer rodoviário entre a Trafaria e Porto Brandão, com capacidade para 50 passageiros, que parte 30 minutos antes de cada viagem fluvial entre Porto Brandão e Belém e que tem capacidade para transportar quatro bicicletas.
No sentido contrário, o transfer parte após o desembarque de cada viagem fluvial entre Belém e Porto Brandão.
Os bilhetes válidos para a ligação fluvial Trafaria – Porto Brandão – Belém são também aceites na travessia entre Cacilhas e Cais do Sodré.
“Inspira Mobilidade”: nasce associação para promover a sustentabilidade em Almada