5.8 C
Almada

Trabalhadores da TST voltam à greve na segunda-feira

Luta pelo aumento dos salários conduz a nova paralisação dos trabalhadores da TST, que deverá provocar “perturbações no serviço” durante a próxima segunda-feira, dia 9 de Março.

 

Os trabalhadores da Transportes Sul do Tejo (TST) anunciaram uma nova paralisação para a próxima segunda-feira, dia 9 de Março. Em causa estão os aumentos salariais há muito reivindicados pelos motoristas da empresa que assegura o transporte público rodoviário na península de Setúbal, incluindo as ligações entre Almada e Lisboa.

A paralisação terá uma duração de 24 horas, começando às 3h da manhã do dia 9 de março e prolongando-se atá às 3h do dia seguinte. Durante a segunda-feira poderão ocorrer “perturbações na realização dos serviços programados”, admitiu a TST em comunicado.

O novo protesto surge no seguimento da última reunião de negociação entre os sindicatos e a administração da TST, realizada no dia 2 de março, na qual a transportadora “não apresentou nenhuma posição nova, apesar das declarações da necessidade de aumentar os salários”, pode ler-se na nota divulgada pelos sindicatos.

- PUBLICIDADE -

Em concreto, os trabalhadores da TST pedem o nivelamento dos salários com os da Carris. No entanto, na mesa de negociação, a empresa que opera na margem sul “não concretizou este objectivo”, adiantam os representantes dos trabalhadores.

Assim, de forma a “decidir o que fazer face à falta de resposta da administração”, terá lugar um plenário, convocado para dia 9 de março às 9h30 da manhã nas instalações da empresa, onde serão discutidas “as formas de luta que melhorem sirvam a defesa das reivindicações dos trabalhadores”.

Para além dos “ordenados mais baixos” do sector na Área Metropolitana de Lisboa, os motoristas da TST contestam ainda a “sobrecarga horária”, agravada com o aumento da procura devido à introdução dos novos passes, indicou recentemente fonte sindical ao ALMADENSE.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Utentes questionam Fertagus sobre compra de novas carruagens

Composições sobrelotadas e falta de informação levam Comissão de Utentes a exigir esclarecimentos à...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Passe Navegante mantém preço em 2026

Em municípios como Almada, o passe Navegante continua disponível em duas modalidades: o Navegante...