15.4 C
Almada

Novos passes trazem mais 42% de passageiros ao Metro de superfície em Almada

O metropolitano que opera na margem sul do Tejo foi o meio de transporte que mais cresceu com a redução do preço dos passes na área metropolitana de Lisboa.

 

A introdução do passe Navegante fez disparar o número de passageiros no Metro Transportes do Sul (MTS), que opera nos concelhos de Almada e do Seixal. Entre Abril e Dezembro de 2019, o metro de superfície da margem sul do Tejo transportou 11,3 milhões de passageiros, o que representa uma subida de 42% quando se compara com o mesmo período do ano passado.

Os números, fornecidos ao ALMADENSE pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), demostram que o MTS foi o operador de transportes a subir de forma mais expressiva desde a redução no preço dos passes. A nível global, o número de utentes dos transportes públicos na região aumentou 18% entre Abril e Dezembro relativamente ao período análogo.

O comboio registou a segunda subida mais forte, vendo a desão dos utentes aumentar quase 32%. O principal crescimento no número de passageiros ocorreu na Fertagus, que assegura a ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal através da ponte 25 de abril.

Também o transporte rodoviário beneficiou da redução do preço dos transportes, subindo no seu conjunto 17,2%. Em concreto, a Transportes Sul do Tejo (TST), que opera na península de Setúbal, registou um aumento de 18%, alcançando um total de 29,6 milhões de passageiros entre Abril e Dezembro de 2019, segundo os números da AML. Uma subida que, para além do aumento da procura, reflete também o “aumento da fiscalização”, refere a entidade metropolitana na nota enviada ao ALMADENSE.

- PUBLICIDADE -

Finalmente, o transporte fluvial foi o que menos cresceu entre Abril e Dezembro, registando ainda assim um aumento nas validações de 7,2%. Os problemas ocorridos no segundo trimestre de 2019 terão impedido um crescimento mais elevado nas travessias do rio Tejo.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Utentes questionam Fertagus sobre compra de novas carruagens

Composições sobrelotadas e falta de informação levam Comissão de Utentes a exigir esclarecimentos à...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...