9.9 C
Almada

Metro Sul do Tejo mais perto de chegar à Costa da Caparica e Trafaria

Cerimónia de assinatura de protocolo vai contar com a presença da presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, e da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.

 

Na próxima segunda-feira, dia 15 de julho, vai ter lugar na Costa da Caparica a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara de Almada, o Metropolitano de Lisboa e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que tem por objetivo “definir os termos e condições de cooperação a estabelecer entre as partes, tendo em vista o estudo, planeamento e concretização do projeto de prolongamento do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e Trafaria, designadamente no que se refere ao seu objeto, custos, faseamento e definição do traçado”, informou o município de Almada em comunicado.

A cerimónia vai ser presidida pela presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e contar com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz e da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias. “Este novo troço visa reduzir a dependência do transporte individual, respondendo assim ao compromisso de Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050”, indica a autarquia.

A informação surge na sequência do anúncio, no passado mês de março, de que o Metropolitano de Lisboa era a entidade pública escolhida pelo Governo para levar a cabo os estudos, levantamentos e outros trabalhos necessários ao lançamento do procedimento de contratação do prolongamento da rede do Metro Transportes do Sul entre a Universidade (no Monte de Caparica) e a Costa de Caparica, em Almada. Na mesma altura, o Metro de Lisboa foi autorizado a investir 1,6 milhões de euros na realização do estudo.

- PUBLICIDADE -
referencia

“O projeto visa promover uma ligação rápida e estruturante entre o Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Costa de Caparica, estendendo-se num corredor que servirá a Trafaria, São João da Caparica, Quinta do Torrão, Quinta de Santo António e Costa de Caparica, assegurando uma melhor conetividade deste território à atual rede do Metro Sul do Tejo”, informou a Metro de Lisboa.

Desde que arrancou a operação do Metro Transportes do Sul, em 2007, nos concelhos de Almada e do Seixal, que os utentes reivindicam a expansão das linhas até à Costa da Caparica e também até ao Barreiro, tal como previsto nos planos iniciais.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/ranking-de-escolas-em-almada-saiba-em-que-posicao-esta-a-sua-escola/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Passe Navegante mantém preço em 2026

Em municípios como Almada, o passe Navegante continua disponível em duas modalidades: o Navegante...

Transtejo alvo de buscas da PJ por suspeitas de fraude e irregularidades na contratação pública

Em causa está uma investigação relacionada com alegadas irregularidades na obtenção de apoios comunitários...

Plenário interrompe ligações fluviais da Transtejo na tarde de terça-feira, 9 de dezembro

Interrupções previstas entre as 13h15 e as 18h15 motivadas por protesto sindical antes da greve nacional de 11 de dezembro