Trabalhos de manutenção nos carris começam no dia 31 de Maio e abrangem o troço entre o Laranjeiro e Cacilhas.
O Metro Transportes do Sul (MTS) inicia no próximo dia 31 de Maio uma intervenção destinada a minimizar os níveis de ruído emitidos à passagem do metro. Os trabalhos vão abranger o troço entre Cacilhas e o Laranjeiro, no qual o MTS irá proceder à “esmerilagem corretiva do desgaste ondulatório dos carris”, informou a empresa.
A intervenção tem como principal objetivo reduzir a poluição sonora provocada pela passagem das composições do metro, que apenas permite um breve perídodo de três horas de silêncio por noite. A situação, que se arrasta praticamente desde que o MTS foi inaugurado, tem sido alvo de constantes reclamações por parte dos moradores, sem que tenha havido uma solução.
Recentemente, em declarações ao ALMADENSE, a presidente da Comissão Executiva do MTS, Ana Cristina Dourado, afirmou que a intervenção que agora se inicia foi identificada como “a melhor medida a tomar, no seguimento de diversos estudos que têm vindo a ser efetuados por especialistas nesta matéria”.
A responsável explicou que “será deslocado um equipamento especial para Almada que, ao circular ao longo da linha, irá repor o perfil do carril”. Devido ao traçado do percurso, “muitas vezes sinuoso, foram produzidos desgastes anormais em alguns troços da via mais sujeitos a pressões”.
De acordo com a concessionária, a obra de manutenção irá desenrolar-se até 19 de Junho entre as 0h00 e as 6h00, obrigando a alterações no serviço habitual do metro entre as 0h00 e as 2h30, que serão divulgadas no site da empresa. Os trabalhos deverão acontecer a um ritmo de 800 a 900 metros de carril por noite, sendo que o MTS alerta para a possibilidade de ocorrer “ruído resultante da intervenção”.
https://almadense.sapo.pt/mobilidade/ruido-do-metro-em-almada-e-como-um-pequeno-tremor-de-terra-a-cada-cinco-minutos/



