12.3 C
Almada

Kidical Mass: regressa a Almada a manifestação das crianças em bicicleta

“Espaço para a próxima geração” é o mote da manifestação que vai ocupar as ruas de Almada já a 4 de maio, pelas 15h.

 

A Kidical Mass, massa crítica de crianças em bicicleta, manifesta-se já no próximo sábado às 15h em Almada, por uma cidade mais ciclável para os mais novos, leis de trânsito rodoviário amigas das crianças e maior dedicação à mobilidade ativa.

Todos são convidados a participar de bicicleta ou a pé, mostrando o seu apoio ao movimento. Com ponto de encontro nos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, o percurso vai em ritmo lento e acessível até ao Parque da Paz, regressando pela Cova da Piedade e com final no Largo de Cacilhas.

A Kidical Mass “é um movimento global, inspirado no movimento da Massa Crítica, que promove eventos informais protagonizados por crianças e as suas famílias para que estas se possam tornar visíveis aos poderes públicos”, pode ler-se no comunicado de imprensa enviado pelo movimento.

- PUBLICIDADE -
referencia

Aos decisores políticos, os manifestantes pedem condições para implementar uma mobilidade cada vez mais suave nas cidades, desde andar a pé às trotinetas, patins e skate, principalmente nas envolventes escolares. Estas condições passam por diminuição da poluição, ruído e tráfego motorizado junto às escolas, rotas seguras, leis de trânsito rodoviário amigas das crianças, limite de 30 km/h na envolvência das escolas e mais espaço público para brincar.

Com presença em Portugal desde 2022, o movimento tem chegado a cada vez mais cidades, começando com 18 no primeiro ano e contando, em 2024, com 33 cidades aderentes.

A iniciativa é organizada de forma voluntária e conta com o apoio de coletivos e entidades que promovem a bicicleta como meio de transporte em Almada, nomeadamente o Estuário Colectivo, Cicloficina de Almada, Pedalar sem Idade Almada, Ciclística, Clube de Campismo de Lisboa e Clube de Ciclismo de Almada.

 

Foto: Kidical Mass Almada

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/jardim-dr-alberto-araujo-em-almada-reabre-apos-requalificacao/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Fim de semana sem triunfos para as equipas de Almada

Emblemas de Almada que disputam competição do distrito de Setúbal não conseguiram conhecer o...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...

Passe Navegante mantém preço em 2026

Em municípios como Almada, o passe Navegante continua disponível em duas modalidades: o Navegante...