13.7 C
Almada

Energia eólica, isolamento biológico e saúde digital distinguidos no Programa de Empreendedorismo da NOVA FCT

“Ventus” arrecada o primeiro prémio, FungiFoam conquista o segundo lugar e o Prémio “Impacto”, enquanto o projeto RenalNow fecha o pódio com inovação na monitorização renal.

 

 

O projeto “Ventus”, que transforma postes de iluminação pública em pequenas centrais de energia limpa, conquistou o primeiro prémio da 14.ª edição do Programa de Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa (NOVA FCT). A distinção foi entregue esta sexta-feira, 13 de fevereiro, no campus da Caparica, em Almada. A inovação em energia eólica urbana destacou-se entre dezenas de propostas desenvolvidas por estudantes, num ano em que soluções sustentáveis e tecnológicas dominaram o pódio, informou a unidade de ensino, em comunicado.

A solução “Ventus” assenta numa turbina eólica de eixo vertical, pensada para contextos urbanos, permitindo a produção descentralizada de energia renovável a baixo custo. A equipa vencedora arrecadou um prémio monetário de 1.000 euros.

Em segundo lugar ficou o FungiFoam, um projeto que aposta num novo material de isolamento sustentável para combater a pobreza energética nas habitações portuguesas. Desenvolvido a partir de micélio (uma estrutura dos fungos) que, “integrado com outros materiais, como serradura e cortiça portuguesa, dá origem a painéis de elevado desempenho térmico, com maior eficiência energética e um custo altamente competitivo”, sublinhou a NOVA FCT.

- PUBLICIDADE -
matrizauto

Para além do segundo lugar, o FungiFoam foi também distinguido com o Prémio “Impacto”, atribuído pela Fundação Santander Portugal, no valor de 750 euros, que reconhece soluções de inovação sustentável.

O terceiro lugar do pódio foi ocupado pelo Celumetrics Exams – RenalNow, um biossensor destinado à monitorização da saúde renal. O dispositivo analisa biomarcadores associados à Doença Renal Crónica e envia os dados para uma aplicação móvel, permitindo a partilha direta da informação com profissionais de saúde e facilitando o acompanhamento clínico no dia a dia.

Ao longo do mês de fevereiro, os estudantes inscritos na unidade curricular de Empreendedorismo desenvolveram projetos de base tecnológica com aplicação prática em áreas como energia, construção sustentável e saúde digital. A final decorreu no Grande Auditório da NOVA FCT, onde as 12 equipas finalistas apresentaram as suas ideias a um júri composto por representantes das empresas Axians, Deloitte, Jerónimo Martins e NOS.

Fórum Romeu Correia recebe exposição “Lisboa, Margem Sul: O Estuário no Centro”

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
run-4-forum

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Câmara de Almada cria “task force” para acompanhar impacto das intempéries no concelho

Autarquia já realojou cerca de 230 pessoas, admitindo que em muitos casos “não será...

Futebol: Fim de semana de eliminações para emblemas almadenses

Equipas masculinas do concelho de Almada entraram em campo no domingo, 15 de fevereiro,...

Câmara de Almada defende declaração de situação de calamidade no concelho

Autarquia sublinha a necessidade de uma resposta prolongada para a arriba da Costa de...

9 sugestões para celebrar o Carnaval em Almada (ou por perto)

Com a chuva finalmente para trás e algum sol a espreitar nos próximos dias,...