13.4 C
Almada

Vítor Cid (1964-2020), o fotógrafo que captou a realidade visual de Almada

De Cacilhas ao Caramujo, da Margueira à Fonte da Telha: o trabalho fotográfico de Vítor Cid é um testemunho único do território almadense. Fundador da ZONA Magazine, foi a sul do Tejo que desenvolveu grande parte do seu percurso profissional.

 

Atraía-o tanto a azáfama dos cacilheiros, como a dureza dos prédios urbanos ou as ruínas das fábricas. Centrando-se em lugares e pessoas raramente fotografados, Vítor Cid percorreu o concelho de Almada de câmara em mão, deixando um importante registo da realidade visual e social da cidade e dos seus habitantes.

Nascido em Lisboa em 1964, foi em Almada que cresceu e viveu até à prematura morte, ocorrida esta segunda-feira, 18 de Maio, consequência de um linfoma.

Além de percorrer o território almadense em busca da beleza escondida entre a luz e a sombra, foi também a sul do Tejo que Vítor Cid desenvolveu grande parte do seu percurso profissional, no qual se destaca uma forte ligação ao teatro.

- PUBLICIDADE -
referencia

“Com dezoito anos, é convidado por Joaquim Benite a integrar a Companhia de Teatro de Almada como luminotécnico, onde permanece até ao final dos anos oitenta”, recorda Luís Aniceto, também fotógrafo, numa mensagem enviada por escrito ao ALMADENSE.

Mas é na última década que a paixão pela fotografia se converte em atividade profissional, levando Vítor Cid a participar em diversas exposições individuais e coletivas. Após uma passagem pelo jornal Público, Cid dedica-se em especial à fotografia de cena, trabalhando com vários grupos de teatro, entre os quais as Produções Acidentais e o Teatro Extremo, ambos com origem em Almada. Faz o registo fotográfico de várias edições da Mostra de Teatro de Almada e do Festival Sementes, participando também na elaboração do livro “A Cidade do Teatro”. Ao mesmo tempo, dedicou-se também a dar formação no Instituto Português de Fotografia, onde assumiu o cargo de Coordenador Pedagógico.

 

Fundador da ZONA Magazine

Em 2015 lança, juntamente com Luís Aniceto, o primeiro de três números da ZONA Magazine, uma publicação fotográfica de caráter documental “que visava um olhar sobre a correlação entre o desenvolvimento político-económico do concelho de Almada e as características da sua paisagem urbana”, assinala o cofundador.

 

romeira-cid
Imagem integrada no projeto “Histórias do Caramujo”, da autoria de Vítor Cid.

 

“Do Vítor fica-nos a saudade da sua singularidade. Um homem lúcido, que reconhecia os sinais do seu tempo porque conhecia o seu passado. Um amigo, pela empatia que gerava na constante curiosidade pelo outro. Um fotógrafo, porque fez das suas imagens uma casa para habitarmos com ele”, sublinha Luís Aniceto.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

https://www.almadense.pt/trafaria-quando-a-interioridade-tem-vista-para-lisboa/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida

Complexo dos Desportos “Cidade de Almada” acolhe Taça de Portugal de ginástica rítmica

Competição conta com a participação de quatro clubes do concelho de Almada. Evento termina...

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...