8.6 C
Almada

Museu de Almada recebe exposição antológica de Francisco Relógio

A exposição “Pinturas e Desenhos Inconjuntos 1955-1997″ vai ficar patente até dia 4 de outubro.

 

Está patente no Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade, a nova exposição Francisco Relógio, Pinturas e Desenhos Inconjuntos 1955-1997”, que apresenta um conjunto representativo da produção artística de Francisco Relógio ao longo de mais de quatro décadas. 

Natural de Vila Verde de Ficalho, Francisco Relógio (1926–1997) criou uma obra diversa, que atravessou disciplinas como pintura, desenho, cenografia, cerâmica e azulejaria. O seu trabalho é reconhecido pela forma como articulou temas ligados à cultura popular com uma constante procura de inovação formal.

Viveu durante vários anos em Almada, que agora apresenta esta mostra retrospetiva, contando com obras provenientes de coleções institucionais, privadas e da família do artista, reunidas com o propósito de dar corpo a uma antologia de grande alcance.

Com uma carreira marcada pela participação em eventos nacionais e internacionais de referência — como as duas primeiras edições da Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1957 e 1961 —, Relógio destacou-se por acompanhar e, por vezes, antecipar tendências estéticas contemporâneas. A exposição, que pode ser visitada até ao dia 4 de outubro, revela esse percurso versátil, explorando fases que vão do abstracionismo à figuração, passando pelo realismo mágico e influências da pop art.

- PUBLICIDADE -

A iniciativa resulta de uma colaboração entre os municípios de Serpa, São João da Madeira e Almada, locais aos quais o artista esteve fortemente ligado. 

A inauguração da mostra decorreu esta quinta-feira, dia 15 de maio, contando com a presença da presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros.

Como complemento à exposição, está agendada uma visita orientada para o dia 17 de maio, às 15h, no âmbito do Dia Internacional dos Museus. As inscrições devem ser feitas através do email: museus.comunica@cm-almada.pt.

A entrada para a exposição tem um custo de 1,80 euros para adultos, sendo reduzido para 0,90 euros para seniores, jovens entre os 12 e 30 anos, e portadores do Cartão Jovem.

Legislativas 2025: O que defendem os partidos para Almada? — Mobilidade e túnel entre Trafaria e Algés

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Teatro contemporâneo chega a Almada com “Introdução à Minha Vida”

Espetáculo de Philip Ridley sobe ao palco do Auditório Osvaldo de Azinheira a 17...