anuncio-farmacia-sobreda
18.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Pint of Science em Almada: três noites de conversa com cientistas num bar

Festival internacional que coloca cientistas a falar com o público num bar estará pela segunda vez em Almada, de 19 a 21 de maio.

 

Dois bares, três dias e seis cientistas, são o evento que a associação Pint of Science traz este ano a Almada, entre 19 e 21 de maio. Cinismo, biodiesel e superbactérias são alguns dos temas sobre os quais os investigadores vão querer conversar, enquanto o público dá um trago na bebida e mordisca uns aperitivos.

O festival, nascido em Inglaterra, tem o sugestivo nome de “pint” — a medida britânica para um copo de cerveja com quase meio litro (473 mililitros, mais precisamente) — e pretende ser tão descontraído como um serão no bar. O objetivo é que os cientistas conversem com o público sobre o trabalho que fazem numa linguagem que qualquer pessoa possa entender.

As sessões de duas horas, das 18h às 20h, têm lugar no Carmen Wine Bar e na Casa das Artes, ambos em Cacilhas. O bilhete tem o custo de 2,5 euros se for comprado online ou de 3 euros, caso seja comprado à porta, mediante disponibilidade.

- PUBLICIDADE -

Almada recebe o festival pelo segundo ano e, desta vez, poderá ver:

  • 19 de maio – Invasores Invisíveis – Carmen Wine Bar
    • “Para além da picada: mosquitos com dengue e outras maleitas”, Hugo Costa Osório, entomólogo e investigador em Saúde Pública.
    • “Superbactérias: o que acontece quando os antibióticos deixam de funcionar?”, Maria Miragaia, investigadora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa.
  • 20 de maio – Algas e Moluscos – Carmen Wine Bar
    • “Da poluição ao medicamento: Uma breve história do complicado romance entre o homem e o mar”, Pedro Costa, investigador da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (Ucibio), na Universidade Nova de Lisboa.
    • “Desvendando o poder do biodiesel: Uma alternativa sustentável para o fconvuturo”, Rute Rodrigues, estudante de mestrado.
  • 21 de maio – Entre Rostos e Rótulos – Casa das Artes
    • “Reconhecer caras – do desenvolvimento à expertise“, Inês Mares, investigadora no Centro de Investigação William James, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
    • “As pessoas são melhores do que pensamos: A Psicologia Social do cinismo”, André Mata, professor na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

O Pint of Science é um festival internacional que acontece todos os anos, durante três dias em maio, simultaneamente em várias cidades. Em Portugal, são dez as cidades que recebem o festival, mas em todo o mundo são mais de 500 em 27 países, de acordo com a organização.

 

Legislativas 2025: O que defendem os partidos para Almada? — Os terrenos da Lisnave

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Aluna da Nova FCT identificou um novo antepassado dos mamíferos a partir de um dente de dois milímetros

O tamanho total do fóssil não chega aos sete milímetros e está parcialmente escondido...

Câmara de Almada inaugura parque de estacionamento em Cacilhas

O equipamento tem capacidade para 110 veículos e será gerido pela WeMob.   Cacilhas vai passar...

Concurso “Sabores de Almada 2025” regressa com diversidade gastronómica a votação

Da cozinha tradicional portuguesa à cozinha de autor, passando pela gastronomia internacional e pelas...

Estacionamento do Parque da Paz vai ser gratuito para residentes com passe Navegante

Medida visa estimular os moradores em Almada a deixarem no parque de estacionamento o...