anuncio-farmacia-sobreda
20 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Mostra de Teatro de Almada: um mês de teatro à porta de casa

Grupos de teatro do concelho apresentam mais de 40 espetáculos nos palcos de Almada entre os dias 4 de novembro e 2 de dezembro.

 

A 26ª Mostra de Teatro de Almada (MTA) apresenta, mais uma vez, as criações de grupos de teatro do concelho em vários espaços culturais do município, a partir do dia 4 de novembro até dia 2 de dezembro. A mostra “apresenta uma programação diversificada, com mais de 40 sessões, apresentadas por 25 grupos de teatro, amadores e profissionais, juntos numa festa do teatro”, avança o cartaz.

A programação conta com espetáculos de uma “panóplia de autores, de Virgínia Woolf e George Orwell a Howard Barker, Tiago Rodrigues ou Fernando Arraba”, segundo o comunicado da iniciativa. O mês de festa começa com a peça “Moisés, o príncipe do Egipto”, da companhia Plateias D’Arte. Diogo Novo encena a adaptação do livro “Êxodo” para todo o público maior de seis anos, numa peça de teatro musical que estreia às 21h, no dia 4 de novembro.

Um dos destaques desta mostra de teatro no concelho é “Modos de ver: Almada”, da companhia Treatromosca, no domingo 20 de novembro, às 16h, na Casa da Cerca. Trata-se de um espetáculo itinerante que tem o ponto de encontro na Casa da Cerca mas não regressa ao local de partida. A proposta é que os participantes, “munidos de auscultadores, visitem sítios familiares guiados pelas vozes e pelos sons que escutam intimamente, levando-os a descobrir novos percursos e passando também por alguns dos sítios históricos mais emblemáticos da cidade”, explica a sinopse do espetáculo. O objetivo é que cada pessoa assuma o papel de ator neste teatro ao ar livre e se questione “se todos são atores, quem serão os espetadores?”, adianta o cartaz.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Em paralelo com os espetáculos em cena, há masterclasses, debates, lançamento de publicações e um concerto. O Teatro-Estúdio António Assunção acolhe a Revista “WOS” no dia 13 de novembro, às 17h, para o lançamento do número dois desta publicação que “pretende dar visibilidade à singularidade da voz de mulheres que, através da criação artística no teatro e na performance, projetam o seu modo de viver e de partilha, na reflexão, vivência e transfiguração do mundo“, como adianta a programação da MTA.

No Incrível Almadense, dia 17 de novembro, às 21h30 dá-se espaço à música com o concerto “Hare – Can I Live” e à apresentação do livro “Hermai” produções da A+/Artes e Engenhos com estreita colaboração do espetáculo “Lebre – Lances de Hermes” que também entra em palco no dia 19 de novembro, às 21h30, no Incrível Almadense.

“Abre-se o pano em Almada”, como refere o cartaz da mostra, nos seguintes espaços culturais do concelho: Auditório Fernando Lopes-Graça, Casino da Trafaria, Academia Almadense, Teatro-Estúdio António Assunção, Ponto de Encontro, Incrível Almadense, Casa da Cerca, Casa Amarela e Solar dos Zagallos. A programação complementar também tem atividades no Fórum Municipal Romeu Correia e na Biblioteca da Trafraria. Pode consultar a programação completa nesta página.

O bilhete normal para as peças de teatro tem um valor de seis euros. Os jovens com idade inferior a 30 anos e as pessoas com mais de 65 anos têm bilhetes a cinco euros. Os grupos com seis pessoas ou mais podem adquirir bilhetes a quatro euros. As reservas devem ser feitas nos locais dos espetáculos.

Recorde-se que a Mostra de Teatro de Almada é organizada pela Câmara Municipal de Almada desde 1996, com o propósito de “promoção e divulgação da produção teatral, consolidando Almada como um lugar especial de arte e cultura de todos e para todos”, refere o comunicado da iniciativa cultural.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/criacoes-dos-jovens-de-almada-em-exposicao-na-casa-da-cidade/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
godos-quinzena

Últimas

PUBLICIDADE
cinema-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
fct-cientista

Artigos Relacionados

Recolha seletiva de biorresíduos chega a Almada Velha e à Cova da Piedade

Iniciativa ‘O Gesto que Valoriza o Resto’ abrange duas novas áreas do concelho de...

Autárquicas 2025: As propostas dos candidatos à freguesia de Laranjeiro e Feijó

No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos...

177.º aniversário da Incrível Almadense celebra-se com concertos, workshops e circo aéreo

Eventos organizados pela mais antiga coletividade do concelho de Almada decorrem entre outubro e...

Autárquicas 2025: As propostas dos candidatos à freguesia da Caparica e Trafaria

No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos...