10.7 C
Almada

Maria Rueff estreia “Elogio do Riso” no Teatro Municipal Joaquim Benite

Nova criação da Companhia de Teatro de Almada mergulha nos meandros do riso e presta tributo aos grandes cómicos. Estará em cena de 31 de outubro a 30 de novembro.

 

A Companhia de Teatro de Almada (CTA) estreia no próximo dia 31 de outubro o espectáculo “Elogio do Riso”, uma co-criação que junta atriz e comediante Maria Rueff, o ator e encenador Hajo Schüler e o diretor da CTA, Rodrigo Francisco. O espetáculo estará em cena na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, até 30 de novembro.

A obra, interpretado pela própria Maria Rueff, propõe uma viagem às origens do riso, num exercício de humor, reflexão e invenção teatral. Segundo a CTA, “a actriz Maria Rueff debruçou-se sobre as origens do riso, numa busca a quatro mãos com Rodrigo Francisco por uma coutada que tão bem conhece mas onde nunca cessa de espantar-se.”

“Ao longo da verdadeira batida que se seguiu a fontes e referências sobre o tema, eis que miraculosamente levantou voo um manifesto futurista que nenhum dos dois conhecia: ‘A contrador’, do italiano Aldo Palazzeschi (1885-1974). Espingarda ao rosto, tiro certeiro, e eis que a obra vem caindo por aí abaixo, em espirais cada vez mais apertadas. Só que onde irá cair, não se sabe. Para ajudar na caçada, um encenador e actor que o público de Almada bem conhece: Hajo Schüler, da companhia alemã Familie Flöz, um verdadeiro ‘mestre da máscara’”, acrescenta a companhia em comunicado.

As sessões têm lugar de quinta a sábado, às 21h, e às quartas e domingos, às 16h. Como é habitual nas criações da CTA, o espectáculo será acompanhado aos sábados, às 18h, no foyer do TMJB pelas “Conversas com o Público”.

- PUBLICIDADE -
referencia

Formada na Escola Superior de Teatro e Cinema, Maria Rueff é “uma actriz de quem se pode dizer, com plena propriedade, tratar-se de uma comediante”, sublinha a CTA. Estreou-se profissionalmente em 1991, sob a direcção de Armando Cortez, no Teatro Villaret, e desde então tem construído uma carreira sólida no teatro, cinema e televisão. “A sua colaboração com Herman José, longa e profícua, tem gerado várias personagens como nunca se tinham visto em Portugal interpretadas por uma mulher, das quais Zé Manel Taxista será porventura a mais longeva.”

Em Almada, Maria Rueff interpretou a personagem Daja em “Nathan, o sábio”, de Doris Lessing (2018), tendo apresentado também “António, Maria”, encenação de Miguel Seabra, e “Cabaret alemão”, “Zé Manel Taxista” e “Lar doce lar”, três encenações de António Pires.

Os bilhetes para “Elogio do Riso” têm um custo de 13 euros (descontos aplicáveis a jovens e seniores) e podem ser adquiridos na bilheteira do TMJB e online. Para os membros do Clube de Amigos da CTA, a entrada é gratuita.

Festival “É Proibido Proibir” traz filosofia e reflexão ao Solar dos Zagallos, na Sobreda

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Circulação interditada na zona ribeirinha da Trafaria

Risco de cheia leva ao encerramento da frente ribeirinha. Junta de Freguesia pede prudência...

Retomada ligação fluvial entre Porto Brandão e Belém [atualizada]

Os veículos Classe A (motorizadas) e os veículos Classe B (motos) podem ser transportados,...

Ponte 25 de Abril encerrada a motociclos e viaturas com capotas de lona devido ao vento

Medida foi adotada esta quinta-feira por razões de segurança. Túnel de acesso de Almada...

Seis famílias realojadas em Almada devido ao mau tempo

Frentes ribeirinhas e marítimas e estado de fragilidade das arribas são as principais preocupações...