Nova criação da Companhia de Teatro de Almada mergulha nos meandros do riso e presta tributo aos grandes cómicos. Estará em cena de 31 de outubro a 30 de novembro.
A Companhia de Teatro de Almada (CTA) estreia no próximo dia 31 de outubro o espectáculo “Elogio do Riso”, uma co-criação que junta atriz e comediante Maria Rueff, o ator e encenador Hajo Schüler e o diretor da CTA, Rodrigo Francisco. O espetáculo estará em cena na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, até 30 de novembro.
A obra, interpretado pela própria Maria Rueff, propõe uma viagem às origens do riso, num exercício de humor, reflexão e invenção teatral. Segundo a CTA, “a actriz Maria Rueff debruçou-se sobre as origens do riso, numa busca a quatro mãos com Rodrigo Francisco por uma coutada que tão bem conhece mas onde nunca cessa de espantar-se.”
“Ao longo da verdadeira batida que se seguiu a fontes e referências sobre o tema, eis que miraculosamente levantou voo um manifesto futurista que nenhum dos dois conhecia: ‘A contrador’, do italiano Aldo Palazzeschi (1885-1974). Espingarda ao rosto, tiro certeiro, e eis que a obra vem caindo por aí abaixo, em espirais cada vez mais apertadas. Só que onde irá cair, não se sabe. Para ajudar na caçada, um encenador e actor que o público de Almada bem conhece: Hajo Schüler, da companhia alemã Familie Flöz, um verdadeiro ‘mestre da máscara’”, acrescenta a companhia em comunicado.
As sessões têm lugar de quinta a sábado, às 21h, e às quartas e domingos, às 16h. Como é habitual nas criações da CTA, o espectáculo será acompanhado aos sábados, às 18h, no foyer do TMJB pelas “Conversas com o Público”.
Formada na Escola Superior de Teatro e Cinema, Maria Rueff é “uma actriz de quem se pode dizer, com plena propriedade, tratar-se de uma comediante”, sublinha a CTA. Estreou-se profissionalmente em 1991, sob a direcção de Armando Cortez, no Teatro Villaret, e desde então tem construído uma carreira sólida no teatro, cinema e televisão. “A sua colaboração com Herman José, longa e profícua, tem gerado várias personagens como nunca se tinham visto em Portugal interpretadas por uma mulher, das quais Zé Manel Taxista será porventura a mais longeva.”
Em Almada, Maria Rueff interpretou a personagem Daja em “Nathan, o sábio”, de Doris Lessing (2018), tendo apresentado também “António, Maria”, encenação de Miguel Seabra, e “Cabaret alemão”, “Zé Manel Taxista” e “Lar doce lar”, três encenações de António Pires.
Os bilhetes para “Elogio do Riso” têm um custo de 13 euros (descontos aplicáveis a jovens e seniores) e podem ser adquiridos na bilheteira do TMJB e online. Para os membros do Clube de Amigos da CTA, a entrada é gratuita.
Festival “É Proibido Proibir” traz filosofia e reflexão ao Solar dos Zagallos, na Sobreda





