12.8 C
Almada

História do Almaraz contada numa visita encenada ao Museu de Almada

“Almaraz fica além da orla do mar” é uma viagem que começa na Idade do Ferro e termina no século XX. A visita realiza-se no sábado, dia 5 de novembro, às 15h.

 

O Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade, vai receber uma visita encenada pela companhia Sons & Ecos no próximo sábado, dia 5 de novembro, às 15h. Intitulada “Almaraz fica além da orla do mar”, a iniciativa conta a história de Almada que parte da Idade do Ferro e termina no século XX.

Esta visita encenada, com duração de uma hora e 30 minutos, dá a conhecer a história da cidade. “São 3000 anos de presença humana, marcados por diversas culturas e tradições” explica a Câmara Municipal de Almada (CMA) na sua página online.

“Baltazar é um comerciante fenício acabado de chegar a Almaraz. Em 1570, Fernão Mendes Pinto está em Almada para nos contar histórias do mar e do Oriente. Dos «loucos anos 20», surgem os primeiros banhistas que se refrescam na orla marinha. Vem conhecê-los” é o convite da CMA para esta visita à Casa da Cidade.

- PUBLICIDADE -
referencia

Esta viagem parte da história da Quinta do Almaraz, situada em Almada Velha, onde se encontra um dos mais vastos e melhor conservados povoados da Idade do Ferro (séculos VIII a III a.C..) da Península Ibérica. Classificada como Sítio de Interesse Público em 2013, a Quinta do Almaraz viu retomadas, em maio de 2020, escavações arqueológicas promovidas pela CMA, proprietária do terreno, com uma equipa de investigação que envolve entidades como o Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras-UNIARQ, a Faculdade de Ciências e Tecnologia e a NOVA FCSH.

A visita encenada ao Museu de Almada, “Almaraz fica além da orla do mar”, é uma atividade gratuita que requer inscrição prévia. As inscrições podem ser feitas até dia 3 de novembro, 48h antes da iniciativa, através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt .

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/segunda-edicao-do-contrasto-vai-trazer-a-cacilhas-musica-arte-e-diversidade/

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...