anuncio-farmacia-sobreda
24.5 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

História do Almaraz contada numa visita encenada ao Museu de Almada

“Almaraz fica além da orla do mar” é uma viagem que começa na Idade do Ferro e termina no século XX. A visita realiza-se no sábado, dia 5 de novembro, às 15h.

 

O Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade, vai receber uma visita encenada pela companhia Sons & Ecos no próximo sábado, dia 5 de novembro, às 15h. Intitulada “Almaraz fica além da orla do mar”, a iniciativa conta a história de Almada que parte da Idade do Ferro e termina no século XX.

Esta visita encenada, com duração de uma hora e 30 minutos, dá a conhecer a história da cidade. “São 3000 anos de presença humana, marcados por diversas culturas e tradições” explica a Câmara Municipal de Almada (CMA) na sua página online.

“Baltazar é um comerciante fenício acabado de chegar a Almaraz. Em 1570, Fernão Mendes Pinto está em Almada para nos contar histórias do mar e do Oriente. Dos «loucos anos 20», surgem os primeiros banhistas que se refrescam na orla marinha. Vem conhecê-los” é o convite da CMA para esta visita à Casa da Cidade.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Esta viagem parte da história da Quinta do Almaraz, situada em Almada Velha, onde se encontra um dos mais vastos e melhor conservados povoados da Idade do Ferro (séculos VIII a III a.C..) da Península Ibérica. Classificada como Sítio de Interesse Público em 2013, a Quinta do Almaraz viu retomadas, em maio de 2020, escavações arqueológicas promovidas pela CMA, proprietária do terreno, com uma equipa de investigação que envolve entidades como o Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras-UNIARQ, a Faculdade de Ciências e Tecnologia e a NOVA FCSH.

A visita encenada ao Museu de Almada, “Almaraz fica além da orla do mar”, é uma atividade gratuita que requer inscrição prévia. As inscrições podem ser feitas até dia 3 de novembro, 48h antes da iniciativa, através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt .

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/segunda-edicao-do-contrasto-vai-trazer-a-cacilhas-musica-arte-e-diversidade/

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Últimas

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

Uma Pedra no Sapato: “Uma paródia sobre factos e ficções da cidade de Almada”

A criação resultou de uma parceria entre a companhia Arte 33, a comunidade local...

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...

Festival gastronómico destaca agricultura e pesca locais na Costa da Caparica

O Festival Terras da Costa e do Mar volta a trazer à Costa da...