13.8 C
Almada

Festival Read On promove a leitura entre os jovens almadenses

Alberto Manguel, Áurea, Mariana Alvim, Nuno Ribeiro e Gonçalo M. Tavares vão participar no evento com oficinas, leituras e espetáculos musicais.

 

Entre 23 e 26 de maio, regressa ao Solar dos Zagallos, na Sobreda, o festival Read On Almada, que junta literatura, escrita e música num só evento. Especialmente dirigido a promover o gosto pela leitura entre os jovens dos 12 aos 19 anos, o festival está aberto a todos os públicos.

Alberto Manguel, ficcionista e diretor da biblioteca nacional da Argentina, fala com os jovens logo a 23 de maio, às 21h. A conversa conta com mediação da jornalista Ana Daniela Soares e passa por temas como a escrita, a tradução e a edição. Às 15h, a cantora Aurea apresenta o projeto pedagógico “Betweien Planeta Slow”, que alerta para a importância da sustentabilidade social, económica e ambiental.

Nesta quinta edição do festival, Nuno Ribeiro assegura, a 24 de maio, uma entrevista seguida de momento musical. A partir das 21h, o compositor e intérprete, com três singles de platina, responde a questões sobre a arte de criar e dá a conhecer ao público alguns dos seus êxitos.

- PUBLICIDADE -
referencia

Já o artista Poeta da Cidade, toma o palco às 21h30 de 25 de maio, declamando poesia “Metafisicamente d’outro Mundo” com o músico Wake up Sleep. Uma hora antes, Paulo Fragoso convida a locutora de rádio Mariana Alvim para uma conversa sobre leituras.

“A música antes e depois do 25 de Abril” é o tema da edição da sessão das bibliotecas humanas integrada no festival Read On. Às 16h de dia 25, abre-se a conversa sobre bandas, cantores, concertos e público deste lado do rio.

O desfile de cosplay, com Cosukai, é o grande destaque do último dia do festival, às 15h30. Um workshop de cozinha ou uma leitura encenada d’”Os Três Porquinhos” para o público mais jovem são outras sugestões do Read On para 26 de maio.

O Festival Literário Read On Almada é uma iniciativa coorganizada pela Câmara Municipal de Almada e o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté. Desde a banda desenhada ao poetry slam, passando pela escrita criativa, tem como objetivo aproximar os jovens da leitura, alertando para a sua importância individual e social.

Todas as atividades são gratuitas. Há ainda cinco exposições por descobrir e bancas de comida de rua, com opções vegan.

Conheça aqui o programa completo.

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/cidade/sabores-de-almada-2024-chama-restaurantes-do-concelho-a-participar/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...