29. ª edição do festival Sementes traz a Almada teatro, marionetas, circo, dança, música e oficinas.
De 17 de maio a 2 junho, o festival Sementes vai levar espetáculos de teatro, marionetas, circo, dança, música, teatro de rua, teatro manual, clown, performances, instalações, jogos e oficinas aos concelhos de Almada, Barreiro, Loures, Montemor-o-Novo, Palmela, Seixal e Sesimbra.
Entre os espetáculos dedicados à infância e juventude, destaque para “Chovem Perguntas”, 63. ª criação do Teatro Extremo que marca a importância de perguntar mesmo quando não há respostas, ou quando pensamos já as ter. A peça de Carolina Parreira tem estreia marcada para 18 de maio, no Teatro-Estúdio António Assunção.
Em digressão, com epicentro em Almada, vão estar mais de duas dezenas de companhias de seis países. Do “psicopalhaço” argentino Luis “Loco” Brusca chega “O comboio… Partiu”, onde um apaixonado palhaço entretém todos aqueles que esperam consigo na estação. Já de Itália vêm fantoches que prometem conquistar o coração de toda a família em “Meticci il cuore”, da artista Nina.
A mostra do Teatro Extremo culmina no dia 1 de junho, com a grande festa da criança no Parque da Paz. Num dia recheado de atividades e espetáculos, os mais novos vão poder assistir à performance circense “Distort the Body”, da companhia belga Gedachtegang, ou participar na atividade “Crincar”, que junta criação e brincadeira, promovida pela associação cultural almadense O Mundo do Espetáculo.
A apresentação do Sementes decorreu este domingo, dia 28 de abril numa cerimónia que contou com o diretor do festival, Rui Cerveira, e com a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros. Destaque ainda para a inauguração da exposição de formas plásticas “Ver, ouvir e Dizer”, realizada pelos alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro.
O Sementes é uma iniciativa do Teatro Extremo com financiamento do Ministério da Cultura/DGArtes e da Câmara Municipal de Almada, que conta também com o apoio dos municípios de Almada, Barreiro, Loures, Montemor-o-Novo, Palmela, Seixal e Sesimbra.
Os bilhetes têm o valor único de 5 euros, com espetáculos gratuitos na rua e no Parque da Paz. Podem ser reservados através do e-mail teaareservas@gmail.com ou do contacto telefónico 212 723 660. Conheça aqui toda a programação.
https://almadense.sapo.pt/cidade/uma-viagem-pela-antiga-sala-de-cinema-da-academia-almadense/