13 C
Almada

Edifícios da Academia Almadense classificados como Imóveis de Interesse Municipal

Cineteatro e Cinema da Academia Almadense foram classificados como Imóveis de Interesse Municipal. Proposta foi aprovada em reunião de Câmara por unanimidade.

 

Os edifícios da Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense (cineteatro e cinema) foram reconhecidos com a classificação de Imóveis de Interesse Municipal. A decisão foi aprovada por unanimidade na reunião pública extraordinária da Câmara Municipal de Almada, realizada no passado dia 28 de Agosto.

Situados na rua Capitão Leitão, em Almada Velha, os dois imóveis são “testemunhos notáveis da história e das vivências da cidade”, destacou o vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, João Couvaneiro. Além disso, possuem um valor patrimonial que contribui para a “identidade do concelho de Almada, em particular para o mais antigo núcleo histórico”, acrescentou o autarca, para quem o reconhecimento dos edifícios da Academia Almadense (entidade que este ano assinala os 125 anos de história) constitui um momento “muito feliz para o município de Almada”.

“São imóveis notáveis, que todos conhecemos e acarinhamos”, frisou, por sua vez, Miguel Salvado, vereador do PSD na Câmara Municipal, para quem deve “haver uma atenção especial por este tipo de locais emblemáticos”, para que no futuro possam ser “ainda mais valorizados”.

- PUBLICIDADE -

 

Movimento associativo também deve ser “preservado”

Já José Gonçalves, vereador da CDU, destacou que a importância dos imóveis reside no facto de serem “parte do nosso movimento associativo”, apontando que “não teriam essa relevância se não tivessem associações populares a assegurar o seu funcionamento, o seu dinamismo e a sua intervenção”. O responsável sublinhou, por isso, que este deve ser também o “momento do reconhecimento do nosso movimento associativo e do trabalho que faz”. Para o vereador, “é fundamental preservar os edifícios mas também é fundamental que se preserve a condição das associações, para que possam continuar a fazer o trabalho que fizeram até aqui”.

Uma ideia também subscrita por Joana Mortágua, vereadora do Bloco de Esquerda, que sublinhou que “mais do que a preservação do edifício”, importa “preservar a importância do associativismo na vida coletiva e comunitária de Almada”.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...

Utentes questionam Fertagus sobre compra de novas carruagens

Composições sobrelotadas e falta de informação levam Comissão de Utentes a exigir esclarecimentos à...

Piscina Municipal da Charneca de Caparica encerrada entre 21 e 23 de janeiro

Intervenção nas tubagens obriga à suspensão temporária de todas as atividades aquáticas.   A Piscina Municipal...