13.1 C
Almada

Documentário sobre Arte-Xávega em destaque no programa cultural dos 76 anos da Costa da Caparica

Programação que assinala aniversário da freguesia inclui ainda workshops e eventos culturais e de divulgação histórica.

 

A freguesia da Costa da Caparica comemora no próximo dia 15 de fevereiro (sábado) o seu 76º aniversário. Para a ocasião está programado um extenso programa cultural que, entre outras atividades, incluirá vários workshops e atividades de promoção da história e a identidade local.

O maior destaque vai para “Arte-Xávega”, documentário sobre a técnica de pesca artesanal local, que será exibido às 15h no Auditório da Costa da Caparica. Realizado por José Meireles, a sessão do filme contará com a participação de Francisco Silva, do Centro de Arqueologia de Almada. A técnica, que remonta ao século XVIII, foi inscrita em 2017 no Inventario Nacional do Património Cultural Imaterial.

Ao longo de toda a manhã e tarde de sábado, haverá ainda um rol de atividades culturais e educativas. O programa das festas arranca pelas 10h, no Mercado da Costa, onde a EDA – Ensaios e Diálogos Associação, organiza uma oficina dedicada à cerâmica, bem como eventos destinados aos mais novos como o “Laboratório da Couve” e o espaço “Personaliza a Tua T-shirt”. Mais tarde, no mesmo espaço, será apresentada uma cronologia da história da localidade, organizada pelo Museu Virtual da Costa e do Mar.

- PUBLICIDADE -

A programação continua no Mercado da Costa da Caparica, às 16h, com a apresentação da “Cronologia da História da Costa”, organizada pelo Museu Virtual da Costa do Mar, destacando a evolução e as transformações da freguesia ao longo dos anos.

As comemorações prolongam-se pela tarde dentro, estando ainda prevista uma tarde de fados com artistas locais como Augusto Correia, Ricardo Aires e Luís Carlos, que se farão acompanhar pelos músicos André Silva e Jerónimo Mendes na guitarra portuguesa e viola de fado, respetivamente.

A freguesia da Costa da Caparica foi instituída pelo município de Almada a 12 de fevereiro de 1949. A localidade tem uma história com vários séculos, sempre ligada às atividades marítimas, especialmente à pesca artesanal e à agricultura de subsistência.

 

“Filhos do Meio”: o papel de Almada no nascimento do hip hop em Portugal, agora também em livro

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...