12.8 C
Almada

Companhia de Teatro de Almada apresenta “Além da dor” em março

Com texto de Alexander Zeldin e encenação de Rodrigo Francisco, “Além da dor” vai estrear dia 4 de março e estará em cena até 3 de abril.

 

A Companhia de Teatro de Almada (CTA) apresenta, a partir do próximo dia 4 de março, o espectáculo “Além da dor”, que assinala a estreia como autor do britânico Alexander Zeldin. Trata-se da terceira criação da CTA este ano e vai estar em cena na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, até dia 3 de abril.

Inspirada nos livros de Jonh Steinbeck, no teatro de Peter Brook e no cinema de Ken Loach e Mike Leigh, “Além da dor” apresenta uma forte perspetiva política e social. A história retrata a vida de quatro trabalhadores precários, contratados para as limpezas numa fábrica de processamento de carnes. Não podem tirar um dia de folga para ficar com a filha doente. Não podem dar-se ao luxo de recusar os horários noturnos que mais ninguém quer, nem de gastar moedas na máquina do café.

Com este espetáculo Zeldin queria abordar o facto de “como todo o sistema capitalista se baseia na insegurança da maioria das pessoas” e contrariar a invisibilidade social destes trabalhadores, essenciais, mas tantas vezes esquecidos, assinala a CTA. Ao mesmo tempo, o autor pretendia “escrever uma peça familiar, íntima, para o nosso tempo”, contando histórias de pessoas concretas e com as quais todos nos podemos relacionar.

- PUBLICIDADE -
referencia

Alexander Zedlin tem um vasto percurso, do qual constam distinções como o prémio Quercus Trust, que recebeu em 2015. Já em 2017, foi nomeado artista residente no National Theatre de Londres e é, desde 2020, artista associado do Odéon Théâthre de L’Europe, em Paris.

Em cena de 4 de março a 3 de abril, o espectáculo decorre às quintas e sábados, às 21h, e quartas e domingos às 16h. O preço dos bilhetes varia entre 5 e 10 euros.

A acompanhar o espetáculo vão estar as habituais conversas com o público, desta vez coordenadas por Maria Augusta Fernandes, que irá trazer ao foyer do Teatro alguns convidados. As cinco conversas vão decorrer aos sábados às 18h nos dias 5, 12, 19 e 26 de março, e no dia 2 de abril.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/fratellini-no-monte-da-caparica-fabricam-se-gelados-que-transformam-vidas/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...