Terça-feira, Julho 23, 2024
CulturaDestaqueOutros Destaques

Companhia de Teatro de Almada apresenta “Além da dor” em março

Com texto de Alexander Zeldin e encenação de Rodrigo Francisco, “Além da dor” vai estrear dia 4 de março e estará em cena até 3 de abril.

 

A Companhia de Teatro de Almada (CTA) apresenta, a partir do próximo dia 4 de março, o espectáculo “Além da dor”, que assinala a estreia como autor do britânico Alexander Zeldin. Trata-se da terceira criação da CTA este ano e vai estar em cena na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, até dia 3 de abril.

Inspirada nos livros de Jonh Steinbeck, no teatro de Peter Brook e no cinema de Ken Loach e Mike Leigh, “Além da dor” apresenta uma forte perspetiva política e social. A história retrata a vida de quatro trabalhadores precários, contratados para as limpezas numa fábrica de processamento de carnes. Não podem tirar um dia de folga para ficar com a filha doente. Não podem dar-se ao luxo de recusar os horários noturnos que mais ninguém quer, nem de gastar moedas na máquina do café.

Com este espetáculo Zeldin queria abordar o facto de “como todo o sistema capitalista se baseia na insegurança da maioria das pessoas” e contrariar a invisibilidade social destes trabalhadores, essenciais, mas tantas vezes esquecidos, assinala a CTA. Ao mesmo tempo, o autor pretendia “escrever uma peça familiar, íntima, para o nosso tempo”, contando histórias de pessoas concretas e com as quais todos nos podemos relacionar.

Alexander Zedlin tem um vasto percurso, do qual constam distinções como o prémio Quercus Trust, que recebeu em 2015. Já em 2017, foi nomeado artista residente no National Theatre de Londres e é, desde 2020, artista associado do Odéon Théâthre de L’Europe, em Paris.

Em cena de 4 de março a 3 de abril, o espectáculo decorre às quintas e sábados, às 21h, e quartas e domingos às 16h. O preço dos bilhetes varia entre 5 e 10 euros.

A acompanhar o espetáculo vão estar as habituais conversas com o público, desta vez coordenadas por Maria Augusta Fernandes, que irá trazer ao foyer do Teatro alguns convidados. As cinco conversas vão decorrer aos sábados às 18h nos dias 5, 12, 19 e 26 de março, e no dia 2 de abril.

 

Fratellini: no Monte da Caparica fabricam-se gelados que transformam vidas

Publicidade
we-find

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *