10.6 C
Almada

Almada instala novos pontos de Biblioteca no concelho

Almada reforçou o acesso à leitura com a criação de novos pontos de Biblioteca em diferentes zonas do concelho.

 

O Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro (Casa Amarelo), no Laranjeiro, é o mais recente Ponto de Biblioteca implementado no concelho de Almada, disponibilizando um espaço cultural com cerca de 700 livros e jogos de tabuleiro.

Inaugurado esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, este novo ponto foi pensado “para aproximar a leitura, o conhecimento e a cultura da comunidade, criando novos locais de encontro e descoberta”, refere a Câmara Municipal de Almada (CMA), no seu site oficial.

No novo espaço, que funciona de terça a sábado, entre as 10h e as 23h30, exceto no primeiro sábado de cada mês, os utilizadores podem requisitar e entregar livros e jogos pertencentes à Rede Municipal de Bibliotecas de Almada.

- PUBLICIDADE -
referencia

Na inauguração do novo ponto de Biblioteca, Inês de Medeiros, presidente da CMA, destacou a relevância da iniciativa: “Sabemos que a proximidade do acesso é um fator essencial. Estes pontos de Biblioteca permitem criar, dentro de equipamentos municipais, um espaço de leitura, de encontro, de convívio, mas também um espaço onde as pessoas podem encomendar ou entregar livros, ou seja, se as pessoas não conseguem aceder à biblioteca é a biblioteca que vai ter com elas. É esse princípio de proximidade que estamos a implementar em vários pontos do concelho.”

Além do espaço na Casa Amarela, também o Solar dos Zagallos, na Sobreda, foi recentemente reforçado com um novo Ponto de Biblioteca, que visa igualmente reaproveitar os recursos da rede de bibliotecas do concelho.

Desde janeiro, Almada conta ainda com seis novos pontos de leitura instalados em locais estratégicos da cidade: Casa Municipal da Juventude (Cacilhas), Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada” (Feijó), Pista Municipal de Atletismo Alberto Chaíça (Sobreda), Complexo Municipal de Piscinas da Charneca de Caparica, Complexo Municipal de Piscinas da Sobreda e Complexo Municipal de Piscinas da Caparica.

Estes locais reforçam o serviço disponibilizado pela Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, atualmente composta pela Biblioteca Central (Almada), Biblioteca José Saramago (Feijó), Biblioteca Maria Lamas (Caparica), Biblioteca da Trafaria e Biblioteca Itinerante de Almada (BIA).

Recentemente, todas bibliotecas de Almada passaram também a estar abertas às segundas-feiras e à hora de almoço. Além disso, o átrio do Fórum Municipal Romeu Correia, equipado com mesas e cadeiras, com jornais para consulta, está disponível até às 22h.

 

“Filhos do Meio”: o papel de Almada no nascimento do hip hop em Portugal, agora também em livro

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Shakespeare, Tom Murphy e David Mamet marcam 2026 no Teatro de Almada

Mais de 50 espetáculos compõem a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite num ano...

Companhia de Teatro de Almada apresenta programação para 2026 no Teatro Joaquim Benite

A sessão realiza-se este sábado, 10 de janeiro, na sala principal do Teatro. O...

Auditório da Costa da Caparica exibe ciclo de cinema dedicado a Jim Jarmusch

Filmes do realizador americano vão ser exibidos todas as quintas-feiras do mês de janeiro.   Quatro...