anuncio-farmacia-sobreda
13.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Vereadores em Almada aprovam moções contra a invasão da Ucrânia por unanimidade

Todos os grupos políticos com representação no Executivo almadense votaram a favor das moções apresentadas.   

 

Os vereadores do PS e do PCP chegaram esta segunda-feira a um consenso que permitiu aprovar por unanimidade as moções apresentadas por ambos os partidos contra a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Lida pela presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros, a moção do Partido Socialista manifestou “total e incondicional solidariedade para com a Ucrânia e o seu povo perante uma invasão brutal, com consequências trágicas e ainda imprevisíveis, por parte do regime do presidente Vladimir Putin”. Desta forma, a CMA posiciona-se “ao lado de todos os ucranianos e ucranianas, incluindo os mais de 40 mil que residem em Portugal, muitos deles em Almada”.

A moção apresentada pelos socialistas defende ainda não confundir os povos com regimes políticos. Por isso, não esquece “os corajosos russos e russas que, correndo riscos inerentes ao exercício da liberdade de expressão num regime não democrático protestam e condenam de todas as formas possíveis esta invasão, em nome da liberdade e da dignidade da Rússia”, manifestando total “apoio à resistência ucraniana” e a “mais profunda reprovação da violência, a repressão e o autoritarismo do regime do presidente Putin”.

- PUBLICIDADE -

Por sua vez, os comunistas aceitaram o pedido do PS de acrescentar uma referência específica ao apelo ao “imediato cessar de todas as hostilidades por parte da Federação da Rússia em curso na Ucrânia”, que viabilizaou a aprovação da moção por unanimidade.

Apresentado pela vereadora Maria das Dores Meira, o documento “condena veementemente a operação militar da Rússia com a invasão do território ucraniano” e apela ainda ao “fim da escalada militar” e à “abertura de um caminho ao diálogo à paz”, expressando “total solidariedade às vítimas do conflito”,e solicitando a “urgência de iniciativas políticas sob a égide da ONU, visando uma solução política”. Ao mesmo tempo, insta o Governo português “a atuar para a construção de uma solução negociada para este conflito, defendendo a paz”.

Apesar do consenso alcançado, a presidente da autarquia manifestou preocupação com o apelo da CDU ao fim dos ataques militares, “como se russos e ucranianos estivessem em igualdade de circunstâncias”. Para Inês de Medeiros, “há uns que estão a defender o seu país, goste-se ou não do governo que legitimamente elegeram e a defender a sua independência, e há outros que estão a atacar um país vizinho”, reconhecido como independente. “Estranho que não haja uma condenação muito dirigida àquele que é o ocupante, o invasor”, afirmou a autarca.

A observação foi, no entanto, rejeitada por Maria das Dores Meira, que garantiu que “a condenação ao invasor é feita de forma veemente”, sublinhando que o que a CDU defende é que “sejam encetadas negociações para que seja promovida a paz”.

Também o Bloco de Esquerda e o PSD votaram favoravelmente ambas as moções. “Estamos a ser testemunhas de um movimento de ocupação e opressão de um povo que de forma legítima e livre se constituiu como nação independente e democrática”, afirmou o vereador social-democrata, Nuno Matias.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/comunidade-ucraniana-em-almada-recolhe-mantimentos-para-enviar-para-refugiados/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
pai-natal-forum

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Transtejo prevê perturbações na tarde de quinta-feira devido a plenário sindical

Operação da Transtejo estará interrompida entre as 14h30 e as 17h30, informou a empresa.    O...

Teatro Extremo estreia “Absolutamente Liberal” em dezembro

Criação teatral vai estar em cena em Almada entre 4 e 21 de dezembro.   O...

Conhecida a distribuição de pelouros do executivo de Almada para o mandato 2025-2029

PS e CDU dividem pelouros no município de Almada para os próximos quatro anos. Conteúdo...

80 utentes com alta clínica permanecem internados no Garcia de Orta por não terem para onde ir

NOTÍCIA ALMADENSE Caso mais prolongado é o de um utente que aguarda vaga em Lar...