anuncio-farmacia-sobreda
22.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Presídio da Trafaria: Novo Instituto de Artes e Tecnologia terá investimento de 7,6 milhões

No antigo presídio da Trafaria vai nascer o Instituto de Artes e Tecnologia, uma unidade académica de dimensão internacional impulsionada pela Universidade Nova de Lisboa.

 

Já foi fortificação militar, hospital de quarentena e prisão política. Depois de décadas ao abandono, o antigo Presídio da Trafaria, no concelho de Almada, vai finalmente ganhar nova vida. Entre muralhas vai nascer o futuro Instituto de Artes e Tecnologia, uma unidade académica de dimensão internacional impulsionada pela Universidade Nova de Lisboa, que será dedicada à educação, formação, investigação e criação nas áreas das artes e tecnologia.

Nesse sentido, foi dado um passo fundamental esta segunda-feira, com a aprovação, pela Câmara Municipal de Almada, da cedência do direito de superfície do Forte de Nossa Senhora da Saúde da Trafaria (mais conhecido como Presídio) à Universidade Nova de Lisboa.

Classificado pela presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, como “fundamental para o desenvolvimento da Trafaria”, o projeto conta com um plano global de investimento por parte da Universidade Nova na ordem dos 7,6 milhões de euros. Deste montante, cerca de 40% vai destinar-se a equipamento tecnológico, avançou a autarca durante a reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 7 de setembro.

- PUBLICIDADE -
sol-caparica-2025

Quanto ao Edifício das Celas, continuará sob a alçada do município, que tem já em fase de finalização um projeto de reabilitação. Nesse espaço, a Câmara pretende instalar um centro expositivo dedicado à memória, “em torno da questão da utopia, da liberdade e da resistência”, adiantou Inês de Medeiros.

Com mais de 450 anos de história, há muito tempo que o imóvel, situado junto ao terminal fluvial, se encontra em avançado estado de degradação. Foi adquirido pela Câmara de Almada durante a presidência de Maria Emília de Sousa (CDU), na altura com o objetivo de ali instalar uma escola de hotelaria, projeto que acabaria por ser abandonado.

 

https://www.almadense.pt/cidade/trafaria-quando-a-interioridade-tem-vista-para-lisboa/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Teatro Delusio” eleito Espetáculo de Honra do Festival de Almada 2025

Produção da companhia alemã Familie Flöz regressa aos palcos almadenses no próximo ano.   Pela segunda...

Conselho Municipal da Juventude: aproximar os jovens de Almada da política local

Estabelecida formalmente em 2020, estrutura junta juventudes partidárias e associações numa discussão sobre as...

Exposição “Carma Invertido” leva arte e reflexão ao Convento dos Capuchos

Mostra da dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela explora a "disjunção" entre os conceitos...

Carlos Magno é o candidato do Chega à Câmara de Almada

Sob o mote “Almada sem medo”, a candidatura propõe-se “liderar uma transformação corajosa,...