11.1 C
Almada

Novo Centro de Recolha Animal de Almada vai nascer no Feijó

Equipamento vai permitir duplicar a atual capacidade de acolhimento e promete melhores condições para cães, gatos e outros animais.

O aguardado novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais de Companhia de Almada vai ficar localizado na Quinta da Alembrança, no Feijó, integrado num futuro parque urbano que será construído no local. Sem data anunciada para o início da obra, o novo CRO deverá substituir as atuais instalações, cuja capacidade e condições têm sido apontadas como insuficientes por vários agentes do setor.

Apresentado publicamente na quinta-feira, 19 de junho, pela presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros, o novo equipamento contará com 48 boxes para cães, que poderão acolher mais de um animal, consoante o seu comportamento, e com uma área específica para 32 gatos. Com esta nova estrutura, será possível duplicar a atual capacidade de acolhimento existente em Almada. O projeto contempla ainda espaços destinados ao acolhimento temporário de animais de pecuária e de espécies silvestres, bem como a ampliação das zonas técnicas e administrativas.

“Este novo centro representa um compromisso estratégico do Município de Almada com o bem-estar animal, respondendo com dignidade, funcionalidade e segurança às necessidades de acolhimento, tratamento, esterilização e reabilitação de animais em risco”, referiu a autarquia em comunicado.

Além disso, a Câmara Municipal sublinha que a nova estrutura vai permitir melhorar a resposta médica-veterinária, não apenas para os animais alojados, mas também no âmbito de campanhas dirigidas a colónias e animais com tutor. Está igualmente prevista a centralização de todos os serviços da Divisão de Bem-Estar Animal, incluindo o Núcleo de Higiene e Segurança Alimentar.

Desde 2022, o Serviço Veterinário Municipal de Almada já viabilizou a adoção de 1.317 animais, sendo que atualmente, o centro acolhe 43 cães e 18 gatos, informou a autarquia. Paralelamente, o município tem vindo a implementar, em parceria com associações locais, o programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), além de acompanhar regularmente situações envolvendo matilhas de cães errantes.

- PUBLICIDADE -

Aluna da Nova FCT identificou um novo antepassado dos mamíferos a partir de um dente de dois milímetros

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida