14 C
Almada

Maternidade do Hospital Garcia de Orta encerra todos os fins de semana até março

A maternidade do Hospital Garcia de Orta, em Almada, tem encerramento agendado para todos os fins de semana até ao final de março.

 

A urgência de obstetrícia do Hospital Garcia de Orta vai continuar a encerrar todos os fins de semana até março, informou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). De acordo com o mapa da rede de serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia referente ao primeiro trimestre de 2024, a maternidade da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (Hospital Garcia de Orta) vai manter-se fechada tanto ao sábado como ao domingo.

A partir de agora, o serviço passará a funcionar em pleno de segunda a sexta-feira, deixando de ocorrer desvio de pacientes às sextas-feiras:

maternidade-almada

- PUBLICIDADE -

 

Ao todo, estarão em funcionamento 43 urgências de ginecologia e obstetrícia em todo o país durante o primeiro trimestre. Destas, 28 terão “serviço ininterrupto”, operando de forma constante todos os dias da semana. 13 encontram-se na zona Norte do país, sete no Centro, três na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), três no Alentejo e “pelo menos uma” no Algarve.

Na área da Grande Lisboa, vão funcionar de forma ininterrupta os blocos de partos da Unidade Local de Saúde (USL) de São José (Hospital de Cascais e Maternidade Alfredo da Costa) e da ULS de Loures-Odivelas (que passa a funcionar quinzenalmente aos fins de semana).

Quanto ao bloco de partos da da ULS do Estuário do Tejo (Hospital de Vila Franca de Xira) vai permanecer fechada de sexta-feira a domingo, com fechos alternados encerramentos nos fins de semana ímpares durante o mês de janeiro, e fins de semana pares durante os meses de fevereiro e março.

Já o bloco de partos da ULS Santa Maria vai manter-se encerrada para obras durante o primeiro trimestre. A equipa desta unidade de saúde passa a estar dedicada a uma Urgência Metropolitana de Ginecologia todos os dias da semana.

Por sua vez, o bloco de partos da ULS de Lisboa Ocidental (Hospital de S. Francisco Xavier) vai funcionar como serviço de urgência de ginecologia/obstetrícia e bloco de partos aberto ao exterior durante o dia e com atendimento a partir das 22 semanas de gestação, “exclusivamente por referenciação do INEM/SNS24, no período noturno”, informa a Direção Executiva do SNS.

A ULS de Amadora/Sintra também terá um atendimento idêntico ao da ULS de Lisboa Ocidental, mas no período noturno e durante todos os fins de semana (sábado e domingo).

- PUBLICIDADE -

Na Península de Setúbal, tanto os blocos de partos da ULS do Arco Ribeirinho (Hospital Barreiro/Montijo) como da ULS da Arrábida (Centro Hospitalar de Setúbal), mantêm as suspensões temporárias e rotativas.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/nasce-hoje-a-unidade-local-de-saude-almada-seixal/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...