14.7 C
Almada

In-Nova: a Júnior Empresa que desperta o interesse dos estudantes da FCT pelo software e pela robótica

É no Campus da Caparica que encontramos a IN-Nova, a Júnior Empresa da NOVA FCT. Entre iniciativas, eventos e formações, desenvolvem projetos nas áreas do software e da robótica.

 

É entre iniciativas, eventos e formações que a IN-Nova, a Júnior Empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, desenvolve projetos nas áreas do software e da robótica, dando oportunidade aos estudantes de explorar o mercado de trabalho antes de terminarem o curso.

Fundada há quase três anos, a 7 de maio de 2021, a IN-Nova surge com o objetivo de promover a interação dos estudantes no meio empresarial, formando-os para além do curso. “É uma aprendizagem constante e diária. Todos os dias há algo diferente para aprender”, conta Inês Costa, presidente da organização sem fins lucrativos, ao ALMADENSE. “Fazemos de tudo. É isso que torna este projeto interessante. Todos os dias é um assunto diferente, não há monotonia”, acrescenta.

“Os nossos objetivos principais são fomentar o talento, estabelecer parceiros e ajudar estudantes a desenvolver soft skills. Saber como falar com um cliente, assinar e fazer contratos, levar um projeto real com prazos reais a clientes reais”, explica a presidente da organização. Com 65 membros, divididos por cinco departamentos, a júnior empresa prioriza acima de tudo a formação dos seus membros.

- PUBLICIDADE -
referencia

É no desenvolvimento de websites e aplicações mobile e nas áreas de robótica e instrumentação aplicada, eletrónica e prototipagem que assenta o core business da IN-Nova. Entre os cinco projetos de robótica em regime pro bono em que a júnior empresa tem trabalhado, há dois que se destacam e que estão prestes a ser finalizados: um dispensador de produtos de higiene feminina e um braço robótico.

 

in-nova2

 

Em outubro realizaram o seu primeiro congresso a nível nacional. “Deu-nos muitas valências. Não foi fácil, mas os nossos membros sabem gerir muito bem o seu tempo, sabem lidar com a pressão e conseguem estar em muitos sítios ao mesmo tempo, mesmo que isso pareça impossível”, explica Inês Costa. Inseridos no Movimento Júnior português, têm o apoio constante de uma federação que os ajuda a estabelecer e cumprir objetivos.

Organizam anualmente, no mês de março, a Innovation Week: um evento de três dias que junta estudantes num espaço inovador e empreendedor, que conta ainda com a presença das maiores empresas do país, de startups e de personalidades únicas. Este ano acontece nos dias 18, 19 e 20 de março e terá a presença de empresas como a Fidelidade, a Siemens e a Worten.

O Innovation Valley é outro dos produtos da IN-Nova: um concurso de empreendedorismo, que este ano decorrerá ao longo do mês de março. “Vamos trazer financiadores e queremos um painel de júris profissional, de empresas que queiram investir nos projetos que concorrerem. Vai ser interessante”, partilha a presidente da IN-Nova. Haverá ainda mentoria, workshops com expertises e talks. Ambos os eventos são abertos ao público.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

Fotos: Bruno Marreiros

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/cine-incrivel-vai-deixar-de-ter-musica-ao-vivo-rombo-enorme-para-a-cultura-de-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...