12.3 C
Almada

Hospital Garcia de Orta
 investe 500 mil euros na requalificação do bloco de partos

Até as obras estarem concluídas, o bloco de partos funcionará, provisoriamente, nas instalações da Urgência de Ginecologia e Obstetrícia.

 

Arrancaram as obras de requalificação do bloco de partos do Hospital Garcia de Orta (HGO), que têm previsão de conclusão na segunda quinzena de junho, informou a unidade hospitalar em nota de imprensa. A obra implica um “investimento de 500 mil euros”, que irá permitir “melhorar qualidade e segurança para grávidas, recém-nascidos e profissionais”, avança o hospital.

Até as obras estarem concluídas, o bloco de partos funcionará, provisoriamente, nas instalações da Urgência de Ginecologia e Obstetrícia. Esta Urgência, por sua vez, terá um novo espaço, ao qual os utentes poderão aceder através da Urgência Geral. Durante as obras, “as mulheres que necessitem de se deslocar à urgência de Ginecologia e Obstetrícia deverão efetuar a inscrição no serviço de Urgência Geral”, indicou ainda a unidade hospitalar.

Quando as obras estiverem concluídas, o bloco de partos passará a dispor de boxes individuais, garantindo um maior conforto e privacidade às parturientes e acompanhantes, sendo ainda criadas melhores condições de circulação. A intervenção ao nível das infraestruturas, na ordem dos 120 mil euros, prevê, ainda, a instalação de uma nova sala de reanimação, pintura dos espaços e substituição do pavimento.  Trata-se de uma mudança que tem em vista a melhoria “da qualidade, conforto e segurança para grávidas, recém-nascidos, acompanhantes e profissionais de saúde, contribuindo para a humanização dos cuidados prestados”, indica o HGO.

- PUBLICIDADE -
referencia

“Esta intervenção no bloco de partos vai permitir ao HGO dar uma resposta assistencial de melhor qualidade às suas utentes, na área da obstetrícia, com as melhores tecnologias, e em linha com as melhores práticas clínicas. Uma resposta mais moderna, mais funcional, mais cómoda e mais humanizada”, afirma a Presidente do Conselho de Administração do HGO, Teresa Machado Luciano. Destaca, ainda, “a melhoria das condições para os profissionais de saúde”.

A requalificação das instalações prevê igualmente a renovação de equipamentos num montante que ronda os 380 mil euros, financiada ao abrigo do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde.

Lamentando “os incómodos causados pelas obras”, o HGO apela ainda “às mulheres no final da gravidez que evitem deslocar-se à urgência e liguem para o SNS24 (808 24 24 24) ou, em casos emergentes, para o 112”.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/presidente-do-hospital-garcia-de-orta-o-nosso-principal-desafio-e-reter-as-equipas/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Ligação fluvial Porto Brandão–Belém retomada apenas para passageiros [atualizada]

Ligação ao Porto Brandão esteve interrompida durante parte do dia devido à acumulação de...

Cova da Piedade derrota Charneca de Caparica e confirma fase positiva

Equipas almadenses entraram em campo este domingo, 1 de fevereiro, para embates relativos à...

Transporte fluvial no Porto Brandão interrompido

Ligação fluvial está limitada ao percurso Trafaria – Belém, sem data para a reposição...

Casa da Cerca celebra novo ciclo com inauguração de três exposições

Mostras marcam o início de um novo ciclo expositivo no espaço cultural situado em...