12.3 C
Almada

Há cinco escolas no concelho de Almada com casos confirmados de Covid-19

Fenprof identificou 392 estabelecimentos de ensino com casos confirmados de Covid-19 em todo o país, cinco em Almada.

 

Desde o início do ano letivo, foram detetados casos positivos de Covid-19 em cinco escolas do concelho de Almada. Trata-se da Escola Secundária Anselmo de Andrade, Escola Básica 2,3 António da Costa, Escola Secundária Cacilhas-Tejo, EB 1 Vale Flores e Escola Secundária António Gedeão.

As cinco escolas constam da lista divulgada pela Federação Nacional de Professores (Fenprof), que tem vindo a informar sobre as instituições de ensino com registo de infeção por Covid-19 entre alunos, docentes e assistentes operacionais.

No conjunto do país havia esta quinta-feira casos confirmados de Covid-19 em 392 estabelecimentos de ensino. Até ao momento, apenas quatro escolas foram obrigadas a fechar de forma temporária, nenhuma delas no concelho de Almada.

- PUBLICIDADE -

A lista da Fenprof inclui as escolas onde já houve casos detetados, “independentemente de se encontrarem ativos ou não”, ressalva a estrutura sindical. Ainda assim, a entidade entende que o levantamento poderá pecar por defeito, uma vez que apenas inscreve escolas que consegue confirmar “de forma inequívoca” e que há um número significativo de situações ainda “em fase de confirmação, na sequência de informações que estão a chegar”.

“Em pouco mais de uma semana, o número de escolas que a Fenprof confirmou como já tendo tido (na larga maioria, ainda ativos) caso(s) de Covid-19 quase triplicou”, alertou ainda a entidade.

 

Escolas adotam medidas de contenção

Todas as escolas do concelho de Almada adotaram medidas de contenção, tendo em marcha planos de contingência para minimizar o risco de contágio dentro da comunidade escolar.

Para além do uso obrigatório de máscara, a generalidade das escolas passou a disponibilizar dispensadores de solução alcoólica nos espaços comuns e à entrada das salas de aula, implementaram circuitos de circulação e definiram portas de entrada e saída diferenciadas.

Com o objetivo de diminuir o número de alunos que circulam de forma simultânea nos estabelecimentos de ensino, a maioria das escolas do concelho de Almada também adotou a utilização de dois turnos de funcionamento.

Também foram definidas áreas de isolamento para casos suspeitos de Covid-19 dentro da comunidade escolar, sendo que, quando há casos supeitos, é imediatamente ativado o plano de contingência.

- PUBLICIDADE -

Dependendo das circunstâncias, as autoridades de saúde podem determinar o encerramento de uma ou mais turmas, o encerramento de uma ou várias zonas da escola. No limite, poderá acontecer o encerramento de toda a escola, mas apenas quando o risco for considerado muito elevado.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/sobe-para-onze-o-numero-de-escolas-em-almada-com-casos-confirmados-de-covid-19/

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...