8.2 C
Almada

Governo alivia restrições no Natal e passagem de ano

A circulação entre concelhos será permitida no Natal e proibida no Ano Novo. Conheça todas as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro.

 

O Governo decidiu aliviar as restrições para a época festiva que se aproxima, tendo em conta a evolução favorável no que diz respeito ao número de novos casos de infeção por covid-19. Desta forma, no período de Natal:

– Poderá haver circulação entre concelhos nos dias 23, 24, 25 e 26 de dezembro.

– Nas noites de 24 e 25 a proibição de circulação na via pública só ocorre a partir das 2h da manhã.

- PUBLICIDADE -

– Na noite de 26 será permitido circular até às 23h.

– Os restaurantes poderão funcionar nos horários de almoço e jantar dos dias 24 e 25, podendo servir refeições até à 1h da manhã. No dia 26 poderão servir almoços até às 15h 30.

No que diz respeito ao período de passagem de ano:

– Não será permitida a circulação entre concelhos entre a meia-noite de 31 de dezembro e as 5h da manhã do dia 4 de janeiro.

– Na noite da passagem de Ano a proibição de circulação na via pública só ocorre a partir das 2h da manhã, enquanto que no dia 1 há liberdade de circulação até às 23h.

– Tal como no Natal, a restauração poderá funcionar na noite de 31 de dezembro até à 1h da manhã e no dia 1 de janeiro no serviço de almoço até às 15h 30.

– Na noite de Ano Novo não serão permitidas festas públicas ou abertas ao público nem ajuntamentos na via pública para mais de seis pessoas.

- PUBLICIDADE -

Apesar das restrições diminuirem no período de Natal e Ano Novo, António Costa deixou um apelo aos portugueses. “Neste Natal as circunstâncias não serão normais. Por isso, é preciso um cuidado muito especial na vicência do Natal”. Admitindo que o Governo preferiu não fixar regras sobre a vida familiar, o primeiro-ministro sublinhou que “é fundamental que todas as famílias tenham a compreensão que devem organizar as suas celebrações tendo em conta os riscos que existem”.

Ao mesmo tempo, António Costa aconselhou os portugueses a evitarem “confraternizações com muitas pessoas, onde se esteja longos períodos sem máscara e em espaços fechados, pequenos e pouco arejados”. “É fundamental que este momento de partilha não seja um momento de transmissão involuntária do vírus”, alertou.

No entanto, as decisões para a época festiva serão reavaliadas a 18 de dezembro, dia em que António Costa voltará a falar aos portugueses. “A evolução que temos tido no número de novos casos tem mostrado uma descida consistente que confirma que estamos a conseguir, coletivamente, com o esforço dos portugueses, prosseguir esta trajetória de contenção da pandemia. É fundamental manter estas restrições na próxima quinzena para podermos estar em condições de viver o Natal com maior segurança”, concluiu.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/covid-19-almada-mantem-restricoes-durante-o-mes-de-dezembro/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Rua-presepios

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada recebe 2026: concertos, bailes e janeiras para começar o ano em grande

Depois da azáfama do Natal e da Passagem de Ano, janeiro é o momento...

Cirurgia robótica e aumento de consultas marcam dois anos da ULS Almada-Seixal

No seu conjunto, os investimentos realizados pela unidade durante o ano de 2025 superam...

Bem-vindo, 2026: 9 sugestões para festejar a Passagem de Ano em Almada (e não só)

Com música, comédia, jantares temáticos e o tradicional fogo de artifício, numa noite marcada...

Bárbara Bandeira e Insert Coin animam entrada do Ano Novo em Cacilhas

Os concertos começam às 22h e, à meia-noite em ponto, o tradicional fogo de...