anuncio-farmacia-sobreda
15.4 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Garcia de Orta realiza tratamento inovador em bebé prematuro

Trata-se da primeira vez que o procedimento é realizado em bebés prematuros, uma vez que até aqui era apenas utilizado em pacientes adultos.

 

O Hospital Garcia de Orta realizou um procedimento inovador num bebé recém-nascido no âmbito do  tratamento da retinopatia na prematuridade, que permite uma “resposta mais rápida e uma maior estabilidade da evolução da doença que, em casos graves, pode conduzir à cegueira”, anunciou a unidade hospitalar esta terça-feira, em que se assinala o Dia Mundial da Prematuridade.

Trata-se da primeira vez que o procedimento, que consiste na injeção do fármaco Ranibizumabe junto da retina, é realizado em Portugal. Até à data, o tratamento era apenas efetuado junto de pacientes adultos, mas foi recentemente aprovada pelo Infarmed também para bebés prematuros.

“Este novo tratamento apresenta diversas vantagens comparativamente com o tratamento a laser que é classicamente utilizado em crianças, na medida em que tem resultados mais imediatos, permite resguardar mais a integridade anatómica e a função do olho a longo prazo e porque permite o controlo da evolução da doença nos casos em que esta é mais agressiva”, afirmou Nuno Campos, diretor do Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia do Hospital Garcia de Orta, citado em comunicado.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

“A realização deste procedimento ganha especial importância porque abre uma janela terapêutica para que os bebés que sofrem de retinopatia da prematuridade possam conseguir controlar a sua doença e obter melhores resultados no futuro com uma terapêutica on label, isto é, especificamente estudada para estes casos extremos”, acrescentou o especialista.

De recordar que o Hospital Garcia de Orta criou recentemente uma Unidade Multidisciplinar de Tratamento de Oftalmologia Pediátrica (UMTOP), que agrupa as especialidades de Pediatria, Oftalmologia Pediátrica e Retina. “A realização deste procedimento só foi possível devido ao investimento que o Hospital tem vindo a realizar na aquisição de equipamentos específicos para esta área”, concluiu Nuno Campos.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/garcia-de-orta-urgencia-pediatria-noturna-encerrou-ha-um-ano-e-ainda-nao-tem-data-para-reabrir/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
godos-quinzena

Últimas

PUBLICIDADE
cinema-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Ana Clara Birrento, candidata do CDS-PP: “Em Almada há uma separação entre o poder autárquico e a vida dos cidadãos”

Quatro anos depois de ir a votos em coligação com o PSD, o CDS-PP...

Autárquicas 2025: As propostas dos candidatos à freguesia de Laranjeiro e Feijó

No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos...

177.º aniversário da Incrível Almadense celebra-se com concertos, workshops e circo aéreo

Eventos organizados pela mais antiga coletividade do concelho de Almada decorrem entre outubro e...

Autárquicas 2025: As propostas dos candidatos à freguesia da Caparica e Trafaria

No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos...