11.8 C
Almada

FCT NOVA anuncia mais 75 bolsas para consórcios das Agendas Mobilizadoras

Iniciativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia, localizada na Caparica, em Almada, conta financiar 14 projetos de vários campos de especialização.

 

A NOVA School of Science and Tecnology, ou FCT NOVA, anunciou que vai abrir mais de 75 vagas para bolseiros, investigadores e técnicos, ao abrigo de 14 consórcios das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a faculdade localizada na Caparica participa. Esta iniciativa irá acontecer durante o ano de 2023.

Segundo o comunicado da FCT NOVA, estas Agendas Mobilizadoras “traduzem-se no maior programa de apoio empresarial integrado no PRR, com o objetivo de aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em Investigação
e Desenvolvimento (I&D)” e entre os beneficiários destes concursos encontram-se bolseiros recém-licenciados, Mestres e investigadores juniores e auxiliares e técnicos com Doutoramento das seguintes áreas de investigação: Sustentabilidade, Bioeconomia, Carbono Zero, Transformação Digital, Inovação Tecnológica e Economia Circular.

As vagas irão focar-se em cerca de 14 consórcios, que serão financiados com um valor total de cerca de 19 milhões de euros procedente do PRR. Segundo o comunicado, entre estes projetos encontram-se estudos de vários campos: “desde
um que se propõe a explorar os insetos como alternativa na alimentação e cosmética, passando por um projeto focado no desenvolvimento de produtos à base de celulose (para substituição de plásticos fósseis) ou, ainda, uma equipa de trabalho que pretende criar uma nova cadeira de valor na economia espacial e oferecer soluções para gerir o tráfego no espaço”.

- PUBLICIDADE -
referencia

Segundo Eurico Cabrita, subdiretor para Inovação e Investigação da FCT NOVA, este programa conta “reunir a academia e as empresas para se encontrarem as melhores soluções para a resiliência da nossa economia”. Para o académico, dentro dos 14 projetos financiados pelas Agências Mobilizadoras, espera-se “encontrar os melhores talentos altamente qualificados e que tenham a capacidade de dar resposta aos objetivos estratégicos destes projetos”.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/fct-da-caparica-obtem-25-milhoes-de-euros-para-investigacao-em-crio-microscopia-eletronica/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Piscina Municipal da Charneca de Caparica encerrada entre 21 e 23 de janeiro

Intervenção nas tubagens obriga à suspensão temporária de todas as atividades aquáticas.   A Piscina Municipal...