11.4 C
Almada

Faculdade Egas Moniz lança novo mestrado em Aquacultura Sustentável

Instituição apresentou o mestrado durante um seminário sobre Bioeconomia Azul, realizado no âmbito do projeto Innovation District. O objetivo é formar profissionais capazes de corresponder às necessidades da indústria aquícola.

 

A Egas Moniz School of Health & Science vai lançar em setembro um novo mestrado em Aquacultura Sustentável. A nova aposta educativa da instituição foi apresentada durante um seminário sobre Bioeconomia Azul que decorreu esta quarta-feira, dia 31 de janeiro, no Campus Universitário do Monte da Caparica.

O objetivo do novo mestrado é formar profissionais altamente qualificados e capazes de corresponder às necessidades da indústria aquícola, destacando os princípios da aquacultura e os principais fatores que influenciam a viabilidade da exploração aquícola de animais e algas, assim como de sistemas de produção de alimentos.

O crescimento da aquacultura em Portugal e a importância do envolvimento comunitário e dos aspetos socioeconómicos no setor foram os temas em destaque entre as várias intervenções.

- PUBLICIDADE -
referencia

Sob o mote “A Revolução Azul no Innovation District: Envolver as Comunidades”, o evento surge no âmbito do projeto Innovation District, que tem como objetivo a criação de uma cidade global na região de Almada através de um estilo de vida sustentável, de inovação e de conhecimento tecnológico.

Sérgio Faias, presidente do Conselho de Administração da Docapesca, esteve presente no seminário numa intervenção com foco na relevância da pesca sustentável. A criação de emprego qualificado em comunidades costeiras através do crescimento da aquacultura foi outro dos tópicos em destaque, em que se ouviu Isidro Blanquet, Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Aquacultores.

O evento contou ainda com a presença de Miguel Marques, presidente do Conselho de Administração Executivo da Inovamar, numa intervenção sobre a evolução do Pacto da Bioeconomia Azul, um consórcio liderado pela Inovamar, que pretende implementar um novo paradigma sustentável, inovador e descarbonizador – que encontra no mar uma resposta ao desafio da escassez global de recursos terrestres. 

Manuel Pequito, professor na Egas Moniz School of Health & Science, falou sobre o projeto “Arco Ribeirinho Sul” e Elisabete Matos, também professora na instituição, foi quem apresentou o novo mestrado em Aquacultura Sustentável. Entre palestras, intervenções e apresentações, houve ainda espaço para debater a importância do envolvimento comunitário e os aspetos socioeconómicos para o desenvolvimento da bioeconomia azul num “Mesa Redonda” com Miguel Marques, Sérgio Faias e Isidro Blanquet.

José João Mendes, Presidente da Direção da Egas Moniz School of Health & Science, refere que “a Egas Moniz sente que é parte integrante da sua missão contribuir para o avanço do conhecimento em práticas relacionadas com a sustentabilidade, sendo o desenvolvimento da bioeconomia azul fundamental para tal. É neste sentido que, juntamente com outras instituições, fundámos a Associação para a Promoção do Almada Innovation District, com o fim de promover processos de inovação e investigação, como é o caso do projeto One Health Research Center Egas Moniz. O nosso novo mestrado em Aquacultura Sustentável é mais um sinal do nosso compromisso com este tema”.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/o-que-fazer-na-primeira-semana-de-fevereiro-em-almada-conheca-8-sugestoes/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida