Sábado, Outubro 12, 2024
CulturaDestaque

O que fazer na primeira semana de fevereiro em Almada? Conheça 7 sugestões

Concertos, teatro, um passeio orientado pelo Parque da Paz ou uma oficina de artes plásticas para os mais novos são algumas das sugestões do ALMADENSE.

 

Com fevereiro já aqui, aproveite os dias de inverno para assistir a concertos no Cine Incrível (que vai recorrer da sentença que impedia o espaço de receber música ao vivo), ir ao cinema, ao teatro ou conhecer a biodiversidade do Parque da Paz. Ao todo, são 8 as sugestões do ALMADENSE para a próxima semana, não esquecendo os mais novos.

 

1. Ver uma peça no Teatro-Estúdio António Assunção

A 2 e 3 de fevereiro, o Teatro-Estúdio António Assunção recebe “3 Nomes Próprios”, peça da Artes e Engenhos onde se explora a palavra e o desaparecimento dos atores por trás dela. A encenação é de Rogério de Carvalho, e a interpretação de Paula Garcia e Sandra Hung. “Importa apenas o interlocutor: a sua capacidade de se plasmar ou não na imagem que a roupa, a fala e os modos dão de si próprio. Deixá-lo ser, ainda que por momentos, o que fala.  Ser a fala e não a que fala. Ser o protocolo e nunca a que segue o protocolo”, pode ler-se na sinopse do espetáculo. A peça pensada a partir de “Ricardo III”, de Shakespeare, estará em cena às 21h30. Os bilhetes podem ser reservados através do número 21 272 36 60 ou do e-mail teaareservas@gmail.com.

 

2. Levar os mais pequenos a uma oficina de artes plásticas

A 3 de fevereiro, sábado, o Teatro Municipal Joaquim Benite recebe “Um teatro que cabe na mala”, oficina de artes plásticas para crianças dos 5 aos 12 anos. Nesta oficina, os mais novos são desafiados a criar um conjunto de personagens num cenário tridimensional que viaja debaixo do braço. Carolina Celas, dinamizadora da atividade, é ilustradora e autora de um livro infantil. A inscrição tem o valor de 5 euros (2,5 euros para os jovens membros do Clube de Amigos), e pode ser feita presencialmente ou através do contacto telefónico 917 433 120. A atividade terá lugar às 15h (dos 5 aos 8 anos) e às 16h (dos 9 aos 12 anos).

 

3. Fazer uma visita-relâmpago ao museu com o ilustrador Nuno Saraiva

No sábado, dia 3 de fevereiro, às 15h30 e às 16h30, terão lugar no Museu de Almada – Casa da Cidade duas visitas-relâmpago à exposição “Esta é a cidade e é bela. A Almada de Júlio Diniz”, com o ilustrador Nuno Saraiva. A partir de 2 das 68 fotografias patentes nesta exposição na Casa da Cidade, o ilustrador e professor de ilustração vai partilhar as suas memórias de Almada com os visitantes, ligando as imagens aí patentes ao seu próprio percurso de vida. As visitas gratuitas têm a duração de 60 minutos, com inscrição prévia através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt.

 

4. Participar num encontro literário na Academia Almadense

academia-almadense

A 3 de fevereiro, às 16h, a biblioteca da Academia Almadense recebe o encontro literário “Partilha connosco o que estás a ler”, onde cada um dos participantes pode entrar na conversa sobre as obras literárias selecionadas. O evento, aberto a todos, promove a leitura e a discussão literária. A narração estará a cargo de Marília Calado.

 

5. Explorar a fauna e flora do Parque da Paz

Este domingo, dia 4 de fevereiro, às 9h da manhã, o Parque da Paz recebe uma visita guiada que permite conhecer a variada fauna e flora e os diferentes habitats, que justificam a criação da primeira Estação da Biodiversidade em contexto urbano a nível nacional. O visitante será convidado a descobrir a abundante diversidade biológica do pulmão de Almada, encontrando 6 painéis informativos que dão a conhecer os animais e plantas mais emblemáticos do parque, destacando-se as aves, répteis, anfíbios, mamíferos, plantas em flor e insetos. O percurso, de cerca de 2 kms, tem um grau de dificuldade baixo. A atividade é gratuita, com inscrição ao dia 2 de Fevereiro para o e-mail diacs@cm-almada.pt.

 

6. Ir a um (ou vários) concerto(s) no Cine Incrível – Alma Danada

No dia 4 de fevereiro, domingo, o Cine Incrível – Alma Danada recebe um concerto de beneficência, com o objetivo de ajudar a casa na sequência do processo judicial que visa impedir a o Cine Incrível de ter música ao vivo. O concerto, que pretende ajudar a cobrir os custos do processo, conta com as bandas de rock psicadélico almadenses Enigmatic Scale, Guelra e Desert Mammooth. As portas abrem às 16h, com os bilhetes a 5 euros (compra antecipada) ou 6 euros (na tarde do evento). Para viver estes dias de concerto no Cine Incrível antes da suspensão, não perca ainda o tributo aos The Cult, no dia 3 de fevereiro às 21h, o tradicional Jazz’me no dia 1 de fevereiro, às 21h30, ou as jam sessions de jazz e rock na segunda e quarta-feira, respetivamente.

 

7. Ver um drama de ficção científica no Auditório Municipal

romeu-correia

Na próxima quarta-feira, 7 de fevereiro, o Auditório Fernando Lopes-Graça recebe “Reino Animal”, filme de Thomas Cailley sobre uma nova mutação que transforma os humanos em animais. Neste cenário de mudança e incerteza, François faz tudo o que pode para salvar a sua mulher, afetada pelo estranho mal. À medida que a região vai sendo povoada por criaturas de uma nova espécie, François leva Émile, o filho de 16 anos, numa expedição que mudará as suas vidas para sempre. O filme conta com interpretações de Paul Kircher, Romain Duris e Adèle Exarchopoulos. A sessão terá lugar às 21h; os bilhetes têm o valor de 3 euros, com desconto de 50% para jovens e reformados.

 

Se desejar receber as sugestões culturais do jornal ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter. Saiba como.

 

In-Nova: a Júnior Empresa que desperta o interesse dos estudantes da FCT pelo software e pela robótica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *