anuncio-farmacia-sobreda
27.4 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Época balnear arrancou com reforço de vigilância nas praias de Almada

Município investiu quase 150 mil euros no último ano na iniciativa, que visa garantir vigilância, socorro e assistência nas praias do concelho.

 

Já arrancou a época balnear deste ano em Almada (dia 1 de junho) e, com ela, arrancou também a nova fase do programa “Praia Protegida”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada que garante vigilância, socorro e assistência nas praias do concelho ao longo de todo o ano.

Em 2024, o município investiu mais de 142 mil euros neste programa, quase o triplo do valor atribuído na sua criação em 2018 (cerca de 56 mil euros na altura), o que reflete a “trajetória de crescimento” da iniciativa e o reforço do compromisso da autarquia com a segurança nas zonas balneares.

O dispositivo de segurança conta com a colaboração de três associações de nadadores-salvadores — Âncora, Caparicamar e Associação da Frente Atlântica da Costa de Caparica —, bem como dos bombeiros voluntários de Cacilhas e da Trafaria. A articulação com a Autoridade Marítima Nacional, através do programa “Praia Segura”, reforça a abrangência da iniciativa.

O programa, operacional desde janeiro, está estruturado em várias fases, com especial atenção aos períodos fora da época balnear oficial — como as férias da Páscoa e os fins de semana de primavera e outono — respondendo ao número crescente de visitantes que procuram as praias da frente atlântica de Almada ao longo do ano.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Durante a apresentação pública do programa, a vereadora Francisca Parreira (pelouro da Proteção Civil e Segurança) destacou o alargamento do período de vigilância e o reforço dos meios envolvidos, sublinhando a importância de garantir uma resposta eficaz não só nos meses de verão, mas também fora deles. “A assistência a banhistas está a ser assegurada durante todo o ano, com especial incidência e atenção aos períodos que antecedem e sucedem a época balnear”, referiu a autarca.

O investimento representa o esforço da autarquia em resposta às exigências de procura da frente costeira. O programa Praia Protegida funciona em articulação com o programa Praia Segura, da Autoridade Marítima Nacional – Capitania do Porto de Lisboa.

Terminaram as obras de alargamento do IC20, que liga Almada à Costa da Caparica

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Castelo de Almada abre-se para visitas e escavações arqueológicas esta quinta-feira

Castelo de Almada recebe um novo Dia Aberto, que junta arqueólogos, investigadores e visitantes.    Esta...

Badoxa, Rosinha e Los Romeros nas Festas Populares do Monte de Caparica

Durante cinco dias, as Festas do Monte de Caparica trazem tasquinhas e animação à...

Evento “Trafaria na Brasa” celebra tradição do peixe e do marisco da região

Primeira edição do mercado ao ar livre acontece a 2 e 3 de agosto,...

ULS Almada-Seixal e NOVA FCT criam plataforma com IA para reduzir pressão nas urgências

Parceria entre a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), NOVA FCT e Value for...