11.2 C
Almada

Bairro de Penajóia, em Almada, está sem luz desde o Natal

“Os postes de abastecimento de energia elétrica foram desligados dois dias antes do Natal”, alertou o movimento Vida Justa.

 

Centenas de famílias que residem no bairro de Penajóia, no concelho de Almada, estão sem luz. “Os postes de abastecimento de energia elétrica foram desligados dois dias antes do Natal”, alertou o movimento Vida Justa, em comunicado enviado às redações.

“O bairro ficou sem luz nos espaços exteriores, mas também dentro das casas”. Desta forma, as famílias que residem naquele bairro autoconstruído encontram-se neste momento em “completa escuridão” e “sem qualquer informação sobre a situação da eletricidade”, apesar dos esforços que têm sido feitos junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e da Câmara Municipal de Almada (CMA), “no sentido da estabilização da situação no que concerne o acesso à eletricidade”, acrescentou o movimento Vida Justa, que “exige que a situação seja rapidamente resolvida”.

A organização recorda que estamos em “época de grande frio” e há neste momento milhares de pessoas a viver no bairro. “A A falta de eletricidade aumenta muito o risco de incêndio e isto traz enorme preocupação à comunidade que também já luta com a falta de água”.

- PUBLICIDADE -

O bairro informal de Penajóia, localizado no Pragal, cresceu sobretudo nos últimos dois anos devido à crise da habitação, que levou muitas famílias a optarem pela autoconstrução de habitações, num terreno pertencente ao IHRU. No passado mês de julho, o Instituto afixou editais no bairro advertindo os moradores de um futuro despejo. No entanto, a ação acabou por não ser levada a cabo, devido à ausência de alternativa habitacional para os residentes.

 

IHRU recua na decisão de avançar com demolição de casas no bairro de Penajóia

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Presidenciais 2026: guia eleitoral para os almadenses

Portugueses deslocam-se às urnas este domingo para eleger o novo Presidente da República para...

Teatro contemporâneo chega a Almada com “Introdução à Minha Vida”

Espetáculo de Philip Ridley sobe ao palco do Auditório Osvaldo de Azinheira a 17...

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Margem Sul reforçada com mais ambulâncias já este fim de semana

Primeiro veículo está a operar desde a manhã desta sexta-feira a partir da Trafaria.   A...