Preços dos títulos individuais aumentam na Fertagus e Transtejo, enquanto Carris Metropolitana, Metro de Transportes do Sul e passe Navegante mantêm os valores de 2024.
Já são conhecidos os novos valores dos títulos de transportes públicos que operam em Almada para 2025. A partir de hoje, 1 de janeiro, a Fertagus e a Transtejo apresentam aumentos nos bilhetes, enquanto que a Carris Metropolitana, o Metro de Transportes do Sul (MTS) e o passe Navegante optam por manter os valores do ano passado inalterados.
Fertagus
Na Fertagus, as tarifas sofrem, este ano, um aumento médio de 2,02%. Assim, a viagem Pragal – Lisboa passa a custar 2,50 euros, apresentando um acréscimo de 10 cêntimos em relação a 2024. Já um bilhete simples para quem pretende fazer o percurso até Setúbal, tem o custo de 4,25 euros, tendo havido um aumento de 15 cêntimos em relação ao ano passado.
No que toca a estacionamentos, o auto-silo tem um valor de 2,30 euros, custando 1,85 euros nos parques exteriores, ambos com um aumento de 5 cêntimos face a 2024. Para quem usufrui do passe Navegante, o parqueamento em auto-silo custa 35,50 euros por mês, o que representa um acréscimo de 70 cêntimos, e no exterior mantém o valor de 29,50 euros mensais.
Transtejo
Na Transtejo, o bilhete ocasional Cacilhas – Cais do Sodré tem, agora, um custo de 1,55 euros, representando um aumento de 5 cêntimos face ao ano passado. Já a ligação Trafaria – Porto Brandão – Belém mantém o preço de 1,45 euros para bilhetes ocasionais.
Quanto ao transporte de veículos na última ligaçãoreferida, o valor da Classe A sobe para 1,60 euros e a classe B para 1,95 euros, representando aumentos de 5 cêntimos. As restantes classes C e D têm um valor de 3,30 e 5,65 euros, respetivamente. Os passes mensais também sofrem alguns aumentos, com o título Cacilhas – Cais do Sodré a fixar-se em 22 euros, e o título Trafaria – Porto Brandão – Belém em 25,85 euros, com acréscimos de 35 e 10 cêntimos, respetivamente.
Carris Metropolitana
Por decisão da Área Metropolitana de Lisboa, a Carris Metropolitana mantém os seus tarifários inalterados pelo segundo ano consecutivo. O preço dos bilhetes varia entre 1,25 euros (tarifa 1) e 4,50 euros (tarifa 5) para aquisição a bordo, e entre 0,85 euros e 3,10 euros para títulos pré-pagos.
Metro Transportes do Sul (MTS)
No Metro Transportes do Sul (MTS), os tarifários tambémnão vão sofrer alterações neste novo ano de 2025, com obilhete simples a custar 0,85 euros (ou 0,75 euros para pré-comprados), e o passe mensal MTS tem o valor de 16,75 euros (preço inteiro).
Passe Navegante
Pelo quinto ano consecutivo, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) anuncia que não haverá aumentos nos passes navegantes. Assim, os valores mantêm-se nos 40 euros para o passe metropolitano, 30 euros para o passe municipal e 20 euros para o navegante +65. Também o navegante municipal e metropolitano família se mantêm em 60 e 80 euros, respetivamente. Em comunicado, a TML indica que “os municípios da área metropolitana de Lisboa assumem, assim, a responsabilidade de internalizar estes custos, para não sobrecarregar os utilizadores dos transportes”.
Passe gratuito para todos os jovens até aos 23 anos
Através do Pacote Mobilidade Verde, aprovado em Conselho de Ministros em outubro do ano passado, os jovens até aos 23 anos, independentemente de serem estudantes, têm acesso ao passe Navegante gratuito, desde dezembro de 2024. Esta iniciativa é uma das 13 medidas incluídas no pacote, que conta com um investimento total previsto de 115 milhões de euros até 2025 para o transporte de passageiros e 55 milhões para o transporte de mercadorias.
O processo de ativação e carregamento do passe foi também simplificado, podendo ser realizado através das aplicações móvel do Andante e do Navegante.
Novo documentário “Juntos” celebra o impacto transformador da arte urbana em Almada