anuncio-farmacia-sobreda
20.8 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Almada comemora o Dia Municipal para a Igualdade com várias atividades

Atividades de sensibilização para a igualdade de género e um documentário sobre a obra de 1972, “Novas Cartas Portuguesas”, estão em destaque na programação, que decorre até 29 de outubro.

 

O Dia Municipal para a Igualdade comemora-se esta segunda-feira, dia 24 de outubro e várias atividades acontecem pelo concelho de Almada até ao próximo sábado 29. A data é “assinalada com a realização de iniciativas, em parceria com instituições locais, que têm como objetivo sensibilizar a comunidade para as questões da igualdade e não discriminação”, explica a Câmara Municipal de Almada (CMA) no seu site.

A programação conta com os workshops “Géneros de igualdade”, que pretendem sensibilizar as famílias para a promoção da igualdade de género, “desconstruindo os estereótipos atribuídos a homens e mulheres desde a infância”, como se lê no cartaz das atividades. Os workshops têm lugar no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na quinta-feira e no sábado, 27 e 29 de outubro respetivamente.

Na sexta-feira, dia 28 de outubro, a Associação de Imigrantes de Almada (Ad Sumus) e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) dinamizam ações de sensibilização junto das comunidades numa unidade móvel de saúde no Laranjeiro e no Monte de Caparica. As associações pretendem promover “respostas de acesso à saúde da população imigrante e de prevenção do crime e da violência, respostas para aumentar a segurança pessoal e da comunidade, e de saber como lidar com o crime”, esclarece a nota da programação. A unidade móvel de saúde vai estar no dia 28 de outubro na Praça da Portela (Laranjeiro), entre as 10h30 e as 12h30 e na Rua do Moinho (Monte de Caparica) entre as 14h e as 16h.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

As atividades do Dia Municipal para a Igualdade terminam no sábado, dia 29 de outubro, às 19h, no Fórum Municipal Romeu Correia, com a exibição do documentário de 1974 “Les Trois Portugaises”, de Delphine Seryrig, seguido de um debate com a participação de Manuela Tavares, investigadora em questões de género e co-fundadora da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR). O documentário francês debruça-se sobre a obra “Novas Cartas Portuguesas”, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, que este ano comemora os 50 anos da sua primeira edição em 1972.

O Dia Municipal para a Igualdade foi instituído pela CMA no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação. Pode consultar a programação completa das atividades nesta página.

 

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/o-medo-devora-a-alma-estreia-no-teatro-de-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Últimas

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Costa da Caparica vence concurso de Marchas Populares de Almada

A Marcha da Costa da Caparica venceu o concurso de 2025 e arrecadou ainda...

De marinheiro a cientista: 10 propostas para as férias dos mais novos em Almada

Conheça os melhores campos de férias para os pequeninos do concelho, desde aqueles que...

Carris Metropolitana ultrapassou falta de motoristas em Almada

Operadora considera o desempenho "positivo", especialmente tendo em conta os "desafios estruturais com que...

A Voz aos Almadenses: “Foi você que pediu um túnel?”

EXIGE-SE uma ação coordenada para melhorar os movimentos pendulares Margem sul - Lisboa. Exigem-se...