anuncio-farmacia-sobreda
12.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Almada assume transferência de competências na área da ação social

Quatro entidades do concelho de Almada vão ficar responsáveis pela intervenção social no território.

 

A Câmara Municipal de Almada assumiu oficialmente esta segunda-feira, dia 3 de abril, novas competências na área da Ação Social. Desta forma, o Estado Central entrega à autarquia o atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

A partir de agora, quatro entidades do concelho de Almada vão passar a assegurar a intervenção no território: a Associação de Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro, o Centro Social Paroquial do Cristo Rei, o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição da Costa da Caparica e a Santa Casa da Misericórdia de Almada. 

A transferência de competências foi formalizada durante uma cerimónia, que decorreu no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho. “Passamos todos para um outro patamar de colaboração”, afirmou a presidente da Câmara, Inês de Medeiros, citada em comunicado.

- PUBLICIDADE -

A autarca agradeceu o empenho da estrutura interna da Ação Social da autarquia no processo, bem como das instituições que vão dar apoio a esta transferência de competências no terreno, da Segurança Social e das diferentes juntas de freguesia.

De acordo com a autarquia, o novo modelo de ação social fruto desta mudança assenta nos seguintes pressupostos: passa a existir a figura de um “Gestor de Caso” por família, sendo que em cada território há uma entidade de referência para o acompanhamento, que abrange todas as medidas de política social. Ao mesmo tempo, o Núcleo Local de Inserção (NLI) tenderá a ser a estrutura referência para a contratualização de todas as medidas de apoio social a garantia de acompanhamento e monitorização de proximidade por parte da equipa de ação social do município. 

A intervenção passa a ser feita através do Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS), que contempla as famílias integradas em Rendimento Social de Inserção (RSI) e o âmbito da ação social. “Os apoios económicos atribuídos a partir das competências assumidas pelo município são divididos em dois tipos: apoios eventuais, que têm origem na transferência de competências e decorrem da ação social e apoios complementares que advêm do Plano Almada Solidária e que são reforçados com novas linhas de apoio integradas no regulamento aprovado para o novo Programa Almada Solidária”, informa a autarquia.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-investe-um-milhao-de-euros-na-criacao-da-policia-municipal/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Rua-presepios

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
Rua-presepios

Artigos Relacionados

Luís Palma (CDU) é o novo presidente dos SMAS Almada

Câmara Municipal de Almada aprovou nomeação com sete votos a favor e quatro abstenções, marcando o regresso da CDU ao executivo municipal

Ivan Gonçalves eleito para a direção da Associação Nacional de Autarcas Socialistas

Vereador da Câmara de Almada representará Setúbal na direção presidida por Sónia Sanfona, fortalecendo a coordenação autárquica do PS a nível nacional

Metro Sul do Tejo regista segundo atropelamento mortal no espaço de uma semana

No espaço de apenas uma semana, houve registo de dois acidentes mortais envolvendo composições...

Crianças de Almada dão voz ao filme “O Natal dos Animais”

Adaptação da música na versão portuguesa do filme esteve a cargo da maestrina Vanessa...