Programação ocupa vários espaços do concelho, numa iniciativa que pretende promover a igualdade e contribuir para uma sociedade solidária, livre e justa para todos.
Cinema, desporto, teatro, palestras e exposições são as atividades que fazem parte das comemorações do “Dia Municipal para a Igualdade”, promovido pela Câmara Municipal de Almada e Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL), que se celebra anualmente a 24 de outubro.
Inserido numa programação que decorre de 22 de outubro a 11 de novembro, o filme “Queer“, de Luca Guadagnino, abre o ciclo no Auditório Fernando Lopes-Graça, na quarta-feira às 21h. A obra, passada na Cidade do México, retrata a chegada de um jovem estudante que transforma para sempre a vida de William Lee.
A dinamização da prática de Boccia, modalidade desportiva paralímpica e inclusiva, e o espetáculo teatral onde mistura música e literatura “No Meu Bairro” são as atividades que vão marcar o segundo dia da programação, 23 de outubro. Na Biblioteca Municipal Maria Lamas e no Auditório Fernando Lopes Graça, os dois momentos estão marcados para as 10h30 e 15h, respetivamente.
24 de outubro, data em que que se celebra a igualdade, é o dia que vai concentrar a maioria das atividades, entre as 10h e as 18h. Logo no período matutino, realiza-se uma “Visita Inclusiva”, no Museu de Almada que será marcada por ser destinada a pessoas cegas ou com baixa visão. Nas Bibliotecas José Saramago e Maria Lamas será tempo de as palestras “Ser Criança é” e “Bibliotecas Humanas – Igualdade de Género” com ambas a começarem pelas 10h30.
O “Dia Municipal para a Igualdade” vai continuar com o lançamento da obra reflexiva sobre as práticas em prol da igualdade de género (11h30 – online via streaming) nos municípios portugueses e com a inauguração da exposição “Mulheres Laureadas com o Prémio Sakharov” pelas 17h30. Apenas 30 minutos depois “Mulheres, estórias de participação autárquica”, será tema de conversa. Ambas as atividades decorrem na Sala Pablo Neruda, no Fórum Romeu Correia.
26 de outubro e 11 de novembro são as últimas datas que fazem parte da programação, onde xadrez e futsal e um encontro sobre saúde mental “Os homens não choram” vão fechar mais uma edição das comemorações do “Dia Municipal para a Igualdade”. Os eventos vão decorrer no Recinto de Jogos da Casa Amarela e no CRIA (Trafaria) pelas 14h30.
Todas as atividades têm entrada gratuita, pode consultar mais informações sobre o programa aqui.
Rodrigo e Carolina Miragaia: de Almada para o palco com “STBY”




