Almada assinala “Dia Municipal para a Igualdade” com cinema, desporto e debates

Programação ocupa vários espaços do concelho, numa iniciativa que pretende promover a igualdade e contribuir para uma sociedade solidária, livre e justa para todos.

 

Cinema, desporto, teatro, palestras e exposições são as atividades que fazem parte das comemorações do “Dia Municipal para a Igualdade”, promovido pela Câmara Municipal de Almada e Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL), que se celebra anualmente a 24 de outubro.

Inserido numa programação que decorre de 22 de outubro a 11 de novembro, o filme Queer, de Luca Guadagnino, abre o ciclo no Auditório Fernando Lopes-Graça, na quarta-feira às 21h. A obra, passada na Cidade do México, retrata a chegada de um jovem estudante que transforma para sempre a vida de William Lee.

A dinamização da prática de Boccia, modalidade desportiva paralímpica e inclusiva, e o espetáculo teatral onde mistura música e literatura “No Meu Bairro” são as atividades que vão marcar o segundo dia da programação, 23 de outubro. Na Biblioteca Municipal Maria Lamas e no Auditório Fernando Lopes Graça, os dois momentos estão marcados para as 10h30 e 15h, respetivamente.

24 de outubro, data em que que se celebra a igualdade, é o dia que vai concentrar a maioria das atividades, entre as 10h e as 18h. Logo no período matutino, realiza-se uma “Visita Inclusiva”, no Museu de Almada que será marcada por ser destinada a pessoas cegas ou com baixa visão. Nas Bibliotecas José Saramago e Maria Lamas será tempo de as palestras “Ser Criança é” e “Bibliotecas Humanas – Igualdade de Género” com ambas a começarem pelas 10h30.

- PUBLICIDADE -

O “Dia Municipal para a Igualdade” vai continuar com o lançamento da obra reflexiva sobre as práticas em prol da igualdade de género (11h30 – online via streaming) nos municípios portugueses e com a inauguração da exposição “Mulheres Laureadas com o Prémio Sakharov” pelas 17h30. Apenas 30 minutos depois “Mulheres, estórias de participação autárquica”, será tema de conversa. Ambas as atividades decorrem na Sala Pablo Neruda, no Fórum Romeu Correia.

26 de outubro e 11 de novembro são as últimas datas que fazem parte da programação, onde xadrez e futsal e um encontro sobre saúde mental “Os homens não choram” vão fechar mais uma edição das comemorações do “Dia Municipal para a Igualdade”. Os eventos vão decorrer no Recinto de Jogos da Casa Amarela e no CRIA (Trafaria) pelas 14h30.

Todas as atividades têm entrada gratuita, pode consultar mais informações sobre o programa aqui.

 

Rodrigo e Carolina Miragaia: de Almada para o palco com “STBY”

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Tudo-festa

Últimas

PUBLICIDADE
piaget-HP

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Sumol Summer Fest: Trippie Redd, T-Rex e Chico da Tina atuam na Costa da Caparica

Festival decorre nos dias 3 e 4 de julho no Parque de Campismo do Inatel, na Praia de São João da Caparica.

Praias da Costa da Caparica recebem Festival SuncéBeat New Horizons

Festival divide-se entre o Praia Irmão - Place of Happiness, na Praia do Castelo, e a Praia da Sereia e conta com atuações e DJ Sets.

Festival de Almada regressa com grandes nomes do teatro e da dança internacional de 4 a 18 de julho

Com 19 espetáculos e alguns dos mais prestigiados criadores da cena europeia, o Festival de Almada regressa em julho. Aumento dos custos de produção ameaça, contudo, a sustentabilidade do modelo atual do evento, alerta Rodrigo Francisco, diretor artístico.

Primeiro Encontro de Gigantones Portugal junta oito grupos no Parque da Paz

Evento, que está incluído nas festas de Almada, conta com a participação de oito grupos, que trazem mais de 30 Gigantones e Cabeçudos.