11.4 C
Almada

Almada admite usar outro tipo de pavimento nos acessos às praias a sul da Costa de Caparica

Câmara de Almada tinha previsto pavimentar os acessos desde a praia do Rei à praia da Bela Vista com o mesmo produto betuminoso utilizado na Fonte da Telha, mas mostra-se agora disponível para “estudar outras hipóteses”.

 

A pavimentação dos acessos às praias da parte sul da Costa de Caparica (entre a praia do Rei e a Bela Vista), já não vai avançar durante esta época balnear. O anúncio foi feito pelo vereador responsável pela rede viária na Câmara Municipal de Almada (CMA), Miguel Salvado (PSD), durante a reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, em que que admitiu estar disponível para “estudar outras hipóteses” no que diz respeito ao tipo de pavimento a utilizar na intervenção.

A alteração surge após a controvérsia motivada pelo produto betuminoso utilizado pela CMA na pavimentação dos acessos à praia da Fonte da Telha, que motivou críticas de especialistas e levou à apresentação de queixas por parte de associações ambientalistas. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) chegou mesmo a admitir mesmo a hipótese de obrigar a Câmara de Almada a repor a situação original.

O mesmo tipo de produto estava previsto ser aplicado nos acessos às praias a sul da Costa de Caparica, mas afinal a obra não vai avançar já, adiantou Miguel Salvado, respondendo a uma questão colocada pela vereadora do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua.

- PUBLICIDADE -
referencia

De acordo com o vereador, a situação destes acessos “é diferente da Fonte da Telha”, uma vez que aquele território é do Instituto de Conservação da Natureza (ICNF). Por isso, para que a intervenção possa avançar tem que haver “um entendimento entre ambas as partes: ICNF e Câmara Municipal”.

Segundo Miguel Salvado, o Instituto “decidiu tentar estudar outras hipóteses e nós estamos disponíveis para isso”. Por isso, a obra que estava prevista ainda não foi iniciada: “estamos neste momento num debate com o ICNF para acertar qual o tipo de pavimento”, afirmou o responsável.

 

Número de carros na Fonte da Telha poderá ser controlado

Sobre a intervenção no acesso à praia da Fonte da Telha, Miguel Salvado frisou que a “obra tem sido fiscalizada presencialmente”, tendo recentemente recebido visitas tanto da CCDR como da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). “Todas as informações que vierem dessas entidades serão bem recebidas e analisadas. Há um acompanhamento quase diário dessa situação”, afirmou o vereador.

Argumentando que a obra está a ser “acarinhada pela população”, Salvado admitiu, contudo, dificuldades no controlo da carga automóvel presente na zona. Nesse sentido, o responsável adiantou que a autarquia tem “intenção de controlar a carga automóvel e o número de carros na Fonte da Telha”, admitindo vir a “fazer um controlo no número de carros que pode utilizar toda aquela zona”.

 

Foto: Estrada da Fonte da Telha durante a intervenção.

- PUBLICIDADE -

 

Pavimentação de estrada em zona dunar da Fonte da Telha levanta preocupação

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...