14.6 C
Almada

Agência central da Caixa Geral de Depósitos em Almada encerrou esta segunda-feira

Balcão do Pragal, na Rua Frederico Pinheiro, passa a ser a agência central de Almada.

 

A agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) localizada na Praça do Movimento das Forças Armadas (MFA), em Almada, encerrou ao público, esta segunda-feira, 26 de setembro. O banco colocou um aviso na porta da agência onde informa os clientes que, a partir de hoje, devem dirigir-se à agência do Pragal, na Rua Frederico Pinheiro.

O gerente deste balcão que encerrou na Praça MFA passa a ser o gerente da agência do Pragal, “que adota o nome de agência central de Almada”, indicou Jorge Canadelo, presidente da Comissão de Trabalhadores da CGD, ao ALMADENSE.

 

- PUBLICIDADE -

Trata-se de “uma agência icónica, está há muitos anos na cidade de Almada, rende muitos milhões de euros por ano à CGD e tem milhares de clientes a quem dar apoio”, lamentou na altura Jorge Canadelo. Situado na cêntrica Praça MFA, este edifício do banco público é propriedade da CGD e, adianta o presidente da Comissão de Trabalhadores, poderá ser vendido em breve. “Há uma imobiliária que está a colocar edifícios da CGD à venda”, afirmou.

A agência do Pragal foi sujeita a obras de remodelação para implementar a nova imagem da marca CGD, mas “não prevê um reforço no número de balcões ou de trabalhadores”, segundo Jorge Canadelo. O responsável antevê, de resto, uma sobrecarga nos serviços dos balcões do Pragal, do Laranjeiro e da Cova da Piedade motivada pelo o encerramento dos balcões de Almada, Corroios e Barreiro. No passado mês de Agosto, a CGD informou que iria encerrar um total de 23 agências em todo o país.

O encerramento da agência motivou mais uma segunda concentração convocada pelo PCP na sexta-feira, 23 de setembro, na praça MFA. Lembre-se que já no passado dia 19 de agosto, altura em que se conheceu a intenção da CGD, se realizou uma concentração no mesmo local. Nessa ocasião Paula Santos, deputada do PCP na Assembleia da República, disse ao ALMADENSE que o encerramento deste balcão “só vai criar mais constrangimentos na prestação do serviço público bancário à população de Almada”.

Nos últimos 10 anos foram encerradas no concelho de Almada nove agências do banco público: Sobreda, Feijó, Cacilhas, praça São João Batista, Estação do Pragal, Monte de Caparica, Faculdade de Ciências e Tecnologia, rua da Liberdade e Almada Fórum.

Entretanto, o grupo parlamentar do PSD solicitou a presença do Administrador da CGD, Paulo Macedo, na Assembleia da República, depois do pedido do grupo parlamentar do PCP para ouvir o ministro das Finanças, Fernando Medina, na Assembleia da República não ter sido aprovado, com o voto contra do PS.

O ALMADENSE contactou a CGD para obter mais esclarecimentos sobre os planos para o edifício da agência de Almada, mas não obteve resposta até à publicação desta notícia.

 

- PUBLICIDADE -
referencia

https://almadense.sapo.pt/cidade/realojamento-do-segundo-torrao-moradores-debatem-se-com-a-angustia-de-ter-data-para-sair-e-nao-se-saber-para-onde-se-vai/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...