anuncio-farmacia-sobreda
22.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Na Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, 46% das vagas ficaram por preencher, incluindo as especialidades hospitalares, Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública.

 

Das 63 vagas para médicos especialistas abertas para a Unidade de Saúde Local Almada-Seixal (ULSAS), 29 ficaram por preencher (46%). Entre os médicos de família ficaram por preencher 11 das 18 vagas disponíveis – sete em Almada e 11 no Seixal –, o que corresponde a 61% das vagas de Medicina Geral e Familiar para os dois concelhos.

Os concursos, lançados em maio, contemplavam 43 vagas para médicos especialistas em 26 especialidades hospitalares e duas vagas em Saúde Pública. Dentro destas especialidades, 17 vagas (58%) ficaram por preencher, informou a ULSAS em resposta ao ALMADENSE.

Assim, ficaram a faltar médicos especialistas em 12 das 18 especialidades que abriram vagas em maio (anestesiologia, endocrinologia e nutrição, gastrenterologia, ginecologia/obstetrícia, hematologia clínica, medicina interna, neurologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, saúde pública, MGF). “A ULS Almada-Seixal está, neste momento, empenhada em preencher as vagas sobrantes, nomeadamente na área de Ginecologia/Obstetrícia”, respondeu fonte oficial da ULSAS.

O panorama em Almada e Seixal não é muito diferente do que foi registado a nível nacional, onde também ficaram vazios 60% dos lugares disponíveis para médicos de família. Ou seja, para as 585 vagas abertas, foram apresentadas 412 candidaturas, mas apenas 231 ficaram ocupadas.

- PUBLICIDADE -

A taxa de ocupação das vagas foi superior à de 2024 (28%) e 2023 (32%), defende a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) em declarações à Lusa. Mas, nos anos anteriores foram abertas mais vagas, destaca o Público: em 2024, 924 vagas abertas com 255 preenchidas e, em 2023, foram preenchidas 314 vagas de um total de 978. Ou seja, em ambos os anos foram colocados mais médicos do que agora.

Ministério da Saúde abre 18 vagas para médicos de família em Almada e Seixal

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Obra de David Lynch celebrada em ciclo de cinema em Almada

Almada associa-se às celebrações da obra de David Lynch, um dos realizadores mais relevantes...

Almada Green Market regressa ao Parque da Paz com foco na alimentação saudável e sustentável

Neste final de agosto, a nova edição do mercado sustentável convida os visitantes a...

Autárquicas 2025: Conheça os candidatos à Junta de Freguesia de Caparica e Trafaria

Corrida autárquica está lançada na Caparica e Trafaria, onde a atual presidente vai procurar...

Moradores contestam entrada do metro na Costa da Caparica: “é preciso bom senso”

Petição contra o traçado do metro já recolheu mais de mil assinaturas até ao...