5.8 C
Almada

NOVA FCT vai ter uma nova residência de estudantes em 2026

A unidade “NOVA FCT Student Residence Hall” será a primeira de duas novas residências que serão construídas no campus da Caparica.

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) assinou esta terça-feira, dia 29 de julho, o contrato de construção de uma nova residência universitária que será erguida no campus da Caparica, em Almada, até ao final de 2026, informou a entidade de ensino em comunicado.

Intitulada “NOVA FCT Student Residence Hall”, a unidade terá um custo de 7,6 milhões de euros, dos quais 7,4 milhões procedem do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo o remanescente financiado pela Faculdade.

Esta é a primeira de duas novas residências, cuja construção está enquadrada no Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo PRR.

De acordo com a NOVA FCT, o início da construção da residência está previsto para o último trimestre de 2025, sendo que a obra deverá terminar em junho do próximo ano.

- PUBLICIDADE -

Desta forma, no final de 2026, a Faculdade terá um total de 614 camas para estudantes, juntando-se a nova unidade à já existente Residência Fraústo da Silva, localizada também no Campus da Faculdade, que atualmente se encontra em obras de remodelação e que tem reabertura prevista para setembro de 2025.

Em 2027, a Faculdade irá contar com mais 280 novas camas de uma residência privada que será também construída no Campus da Caparica, perfazendo assim um total de cerca de 900 camas destinadas a estudantes.

Esta nova residência toma o lugar do projeto para a construção de uma residência universitária lançado pela Universidade em 2022, cujo concurso ficou vazio.

“A NOVA FCT Student Residence Hall’, a par do fim das obras de recuperação da Residência Fraústo da Silva e da construção das restantes novas residências, vão permitir o aumento exponencial da oferta de alojamento do Campus da NOVA FCT, que se pretende mais sustentável, inclusivo e que potencie ao máximo o percurso educativo e académicos dos alunos”, destacou José Júlio Alferes, diretor da NOVA FCT, citado em comunicado.

 

ULS Almada-Seixal e NOVA FCT criam plataforma com IA para reduzir pressão nas urgências

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...

Margem Sul reforçada com mais ambulâncias já este fim de semana

Primeiro veículo está a operar desde a manhã desta sexta-feira a partir da Trafaria.   A...

Número de novos Alojamentos Locais em Almada duplicou em 2025

A Costa da Caparica mantém-se como a freguesia com o maior número de Alojamentos...

Hospital Garcia de Orta acolhe 102 novos médicos internos e residentes

Programa de Acolhimento e Integração dos novos clínicos decorreu ao longo de três dias...