anuncio-farmacia-sobreda
19.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta

O anúncio foi feito pelo ministra da Saúde esta quarta-feira. Até lá, os três hospitais da Margem Sul funcionam em rotatividade. Em Almada, a urgência de obstetrícia só funcionará 11 dias em julho.

 

A urgência de obstetrícia do Hospital Garcia de Orta (HGO) só voltará a funcionar 24h por dia, sete dias por semana, a partir de um de 1 de setembro, disse a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, esta quarta-feira, em entrevista à SIC. Fonte oficial da Unidade de Saúde Local Almada-Seixal (ULSAS) confirmou ao ALMADENSE que a nova equipa de obstetras integrará a equipa do HGO nesse mês.

“Os seis novos elementos, provenientes de várias instituições, integrarão o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da ULS Almada-Seixal, a partir de setembro”, confirmou fonte oficial da ULSAS ao ALMADENSE. “Esta solução é possível graças à aplicação de instrumentos de gestão previstos para dar resposta em áreas carenciadas.”

Na entrevista, Ana Paula Martins tinha referido que os médicos vinham do setor privado para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para preencher as vagas chamadas de “carenciadas” e que são mais bem pagas. Em maio, a ULSAS tinha aberto candidaturas para várias especialidades hospitalares, includindo três para Ginecologia e Obstetrícia – estando as três na categoria de carenciadas.

Para a zona ou especialidade ser considerada carenciada são avaliados fatores como o número de médicos de dessa especialidade em função da densidade populacional, o desempenho na assistência à população que recorre àquele serviço ou estabelecimento de saúde, ou a distância a outros estabelecimentos equivalentes, entre outros. Como vagas carenciadas também foram abertos dois lugares no Hospital do Barreiro (ULS Arco Ribeirinho) e um lugar no Hospital de Setúbal (ULS Arrábida). A Península de Setúbal é considerada a “área mais crítica”, de acordo com a ministra.

Ministério da Saúde abre 18 vagas para médicos de família em Almada e Seixal

- PUBLICIDADE -

Apesar dos incentivos previstos na legislação, a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia foi uma das que ficou com vagas por preencher no Hospital Garcia de Orta. Já no início do mês, fonte oficial da ULSAS assegurava: “A ULS Almada-Seixal está, neste momento, empenhada em preencher as vagas sobrantes, nomeadamente na área de Ginecologia/Obstetrícia”. Mas na altura não adiantou mais pormenores sobre como se desencadearia o processo.

A ministra da Saúde, no entanto, deposita confiança no Centro de Responsabilidade Integrada que ali será criado e no qual os profissionais ganham com base nos resultados. Também está previsto um modelo de urgência regional que se baseia na partilha de recursos humanos entre as três unidades hospitalares – Almada, Barreiro e Setúbal. Mas este modelo precisa de legislação própria e negociação com os sindicatos do setor.

Como funcionam as urgências em julho e agosto?

Durante a entrevista à SIC, Ana Paula Martins referiu que a urgência de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Garcia de Orta só funcionaria durante 11 dias. Um dos encerramentos acontece já este domingo, 13 de julho, de acordo com o Portal do SNS. A urgência de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, estará encerrada, pelo menos, até 19 de julho (noticiou a Lusa) e a do Hospital de São Bernardo, em Setúbal nos dias 11 e 15.

Fonte oficial da ULSAS assegurou ao ALMADENSE que, “durante o verão, as urgências de obstetrícia e ginecologia da Península Setúbal estarão a funcionar num modelo de rotatividade entre as três ULS, sob a coordenação da Direção Executiva do SNS”.

Os restantes serviços de urgência do hospital de Almada estão a funcionar dentro da normalidade, assegura a ULSAS: a Urgência Geral, 24h por dia, e a Urgência Pediátrica das 8h30 às 20h, todos os dias.

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado,...

Uma Pedra no Sapato: “Uma paródia sobre factos e ficções da cidade de Almada”

A criação resultou de uma parceria entre a companhia Arte 33, a comunidade local...

Festival gastronómico destaca agricultura e pesca locais na Costa da Caparica

O Festival Terras da Costa e do Mar volta a trazer à Costa da...