13.7 C
Almada

Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta

O anúncio foi feito pelo ministra da Saúde esta quarta-feira. Até lá, os três hospitais da Margem Sul funcionam em rotatividade. Em Almada, a urgência de obstetrícia só funcionará 11 dias em julho.

 

A urgência de obstetrícia do Hospital Garcia de Orta (HGO) só voltará a funcionar 24h por dia, sete dias por semana, a partir de um de 1 de setembro, disse a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, esta quarta-feira, em entrevista à SIC. Fonte oficial da Unidade de Saúde Local Almada-Seixal (ULSAS) confirmou ao ALMADENSE que a nova equipa de obstetras integrará a equipa do HGO nesse mês.

“Os seis novos elementos, provenientes de várias instituições, integrarão o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da ULS Almada-Seixal, a partir de setembro”, confirmou fonte oficial da ULSAS ao ALMADENSE. “Esta solução é possível graças à aplicação de instrumentos de gestão previstos para dar resposta em áreas carenciadas.”

Na entrevista, Ana Paula Martins tinha referido que os médicos vinham do setor privado para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para preencher as vagas chamadas de “carenciadas” e que são mais bem pagas. Em maio, a ULSAS tinha aberto candidaturas para várias especialidades hospitalares, includindo três para Ginecologia e Obstetrícia – estando as três na categoria de carenciadas.

Para a zona ou especialidade ser considerada carenciada são avaliados fatores como o número de médicos de dessa especialidade em função da densidade populacional, o desempenho na assistência à população que recorre àquele serviço ou estabelecimento de saúde, ou a distância a outros estabelecimentos equivalentes, entre outros. Como vagas carenciadas também foram abertos dois lugares no Hospital do Barreiro (ULS Arco Ribeirinho) e um lugar no Hospital de Setúbal (ULS Arrábida). A Península de Setúbal é considerada a “área mais crítica”, de acordo com a ministra.

Ministério da Saúde abre 18 vagas para médicos de família em Almada e Seixal

- PUBLICIDADE -

Apesar dos incentivos previstos na legislação, a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia foi uma das que ficou com vagas por preencher no Hospital Garcia de Orta. Já no início do mês, fonte oficial da ULSAS assegurava: “A ULS Almada-Seixal está, neste momento, empenhada em preencher as vagas sobrantes, nomeadamente na área de Ginecologia/Obstetrícia”. Mas na altura não adiantou mais pormenores sobre como se desencadearia o processo.

A ministra da Saúde, no entanto, deposita confiança no Centro de Responsabilidade Integrada que ali será criado e no qual os profissionais ganham com base nos resultados. Também está previsto um modelo de urgência regional que se baseia na partilha de recursos humanos entre as três unidades hospitalares – Almada, Barreiro e Setúbal. Mas este modelo precisa de legislação própria e negociação com os sindicatos do setor.

Como funcionam as urgências em julho e agosto?

Durante a entrevista à SIC, Ana Paula Martins referiu que a urgência de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Garcia de Orta só funcionaria durante 11 dias. Um dos encerramentos acontece já este domingo, 13 de julho, de acordo com o Portal do SNS. A urgência de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, estará encerrada, pelo menos, até 19 de julho (noticiou a Lusa) e a do Hospital de São Bernardo, em Setúbal nos dias 11 e 15.

Fonte oficial da ULSAS assegurou ao ALMADENSE que, “durante o verão, as urgências de obstetrícia e ginecologia da Península Setúbal estarão a funcionar num modelo de rotatividade entre as três ULS, sob a coordenação da Direção Executiva do SNS”.

Os restantes serviços de urgência do hospital de Almada estão a funcionar dentro da normalidade, assegura a ULSAS: a Urgência Geral, 24h por dia, e a Urgência Pediátrica das 8h30 às 20h, todos os dias.

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida