11.2 C
Almada

NOVA FCT e Hovione celebram parceria para expandir campus da Caparica

NOVA FCT estabeleceu um acordo com a Hovione, umas das principais farmacêuticas de Portugal, que vai apoiar financeiramente o desenvolvimento do campus da faculdade.

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT), localizada na Caparica, celebrou esta quarta-feira um acordo com a Hovione, empresa portuguesa com projeção internacional no setor farmacêutico.

Este compromisso, válido por uma década, prevê uma colaboração estratégica entre as duas instituições, com foco na partilha de conhecimento científico e no crescimento sustentável do campus universitário da Caparica, em Almada, informou a Faculdade em comunicado.

Entre os destaques desta parceria está a requalificação do atrium principal do Edifício Departamental, bem como a criação de um Parque de Ciência e Tecnologia na NOVA FCT – um novo espaço pensado para acolher projetos inovadores nas áreas da ciência, ambiente e tecnologia de ponta.

- PUBLICIDADE -

Como forma de assinalar esta aliança, o átrio principal do Edifício Departamental vai passar a chamar-se “Hovione Atrium”. Por este espaço central, circulam diariamente centenas de estudantes, docentes e investigadores, em especial das áreas de Química, Ciências da Vida, Conservação e Restauro e Engenharia do Ambiente.

A Hovione vai também passar a integrar a Plataforma de Parceiros da NOVA FCT, sendo membro fundador dos futuros conselhos consultivos para o desenvolvimento do campus e para temas ligados à inovação e sociedade. A empresa vai ainda atribuir uma bolsa de mérito ao melhor estudante de licenciatura ou mestrado, num curso à sua escolha.

A assinatura oficial do acordo contou com a presença de Jean-Luc Herbeaux, CEO da Hovione, João de Deus Sàágua, reitor da Universidade NOVA, e José Júlio Alferes, diretor da FCT. A cerimónia foi ainda marcada pela participação de Diane Villax, fundadora da Hovione.

“Este memorando é um exemplo notável de como a academia e a indústria podem caminhar lado a lado. Os próximos dez anos vão ser de estreita colaboração entre as duas entidades, num reflexo de uma das nossas principais preocupações: aproximar o ensino das empresas e da sociedade”, afirmou José Júlio Alferes, citado em comunicado.

“A relação da Hovione com a NOVA FCT já dura há mais de duas décadas. Este compromisso duradouro, com a colaboração científica e a educação, torna ainda mais significativo o reforço da nossa parceria – e o nosso apoio à criação do novo Parque de Ciência e Tecnologia”, sublinhou Jean-Luc Herbeaux. 

 

Museu de Almada recebe exposição antológica de Francisco Relógio

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fim de semana sem triunfos para as equipas de Almada

Emblemas de Almada que disputam competição do distrito de Setúbal não conseguiram conhecer o...

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...