anuncio-farmacia-sobreda
33.4 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra durante a noite

A partir de quarta-feira, dia 1 de novembro, a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta vai passar a encerrar no período noturno devido à “incapacidade de assegurar as escalas médicas”.

 

O Hospital Garcia de Orta (HGO) vai encerrar o serviço de urgência pediátrica durante a noite, entre as 20h e as 8h30, a partir desta quarta-feira, dia 1 de novembro.

“Mantém-se o atendimento diurno todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, prestando os melhores serviços, com qualidade e segurança”, informou a instituição hospitalar, que serve os concelhos de Almada e Seixal. Também a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos continuará a funcionar ininterruptamente. 

Em comunicado, o HGO explica que o encerramento noturno da urgência pediátrica se deve à “incapacidade de assegurar as correspondentes escalas médicas, após entrega de declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário para além do limite legalmente previsto, com efeito a partir de 1 de novembro de 2023”.

- PUBLICIDADE -
sol-caparica-2025

Apesar do encerramento da valência, o hospital garante que “permanece a trabalhar ativamente com o corpo clínico para encontrar soluções adequadas e reunir as melhores condições para a reabertura da urgência pediátrica durante o período da noite, tão breve quanto possível”.

O HGO recorda, ainda, que para além da urgência, o serviço de pediatria assegura a resposta nas áreas ambulatórias como a Consulta Externa de Pediatria, o Hospital de Dia de Pediatria, e o Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, bem como o acompanhamento permanente de todas as crianças internadas, incluindo na Enfermaria de Pediatria Médica, na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos e no Puerpério.

 

Apenas duas urgências pediátricas a funcionar na Grande Lisboa

Desta forma, nos próximos dias estarão a funcionar no período noturno apenas duas urgências pediátricas na região da Grande Lisboa: Santa Maria e Dona Estefânia, noticiou a SIC Notícias. Em causa está recusa por parte dos médicos em cumprirem mais horas extraordinárias do que o previsto na lei. De acordo com a mesma fonte, prevê-se que no Hospital Dona Estefânia os tempos de espera possam vir a aumentar devido à sobrecarga dos serviços de urgência.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/presidente-do-hospital-garcia-de-orta-o-nosso-principal-desafio-e-reter-as-equipas/

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tml-navegante

Últimas

PUBLICIDADE
subscreva-newsletter

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Parque da Paz recebe Almada Green Market com edição dedicada ao “Mar e Praia”

Entre sombra fresca e natureza o mercado junta o melhor da estação: produtos...

Castelo de Almada abre-se para visitas e escavações arqueológicas esta quinta-feira

Castelo de Almada recebe um novo Dia Aberto, que junta arqueólogos, investigadores e visitantes.    Esta...

Badoxa, Rosinha e Los Romeros nas Festas Populares do Monte de Caparica

Durante cinco dias, as Festas do Monte de Caparica trazem tasquinhas e animação à...

Evento “Trafaria na Brasa” celebra tradição do peixe e do marisco da região

Primeira edição do mercado ao ar livre acontece a 2 e 3 de agosto,...